Eventos abordam Biopolítica e Direitos Humanos

Objetivo é entender o processo histórico de transformação da vida em direitos pelos quais lutar e proteger, e promover reflexões sobre fenômenos sociais da contemporaneidade.

Entender o processo histórico de transformação da vida em direitos pelos quais lutar e proteger, e promover reflexões sobre fenômenos sociais da contemporaneidade a partir do conceito de Biopolítica, cunhado por Michel Foucault (1926-1984). Estes são objetivos gerais de dois eventos acadêmicos a serem realizados entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro pelo Grupo de Pesquisa (DES)Leitura: filosofia, ciência e arte, que reúne pesquisadores e docentes da Universidade Estadual de Londrina. As inscrições para os participantes podem ser realizadas neste endereço

Marcos Alexandre Nalli é docente dos Programas de Pós-graduação em Filosofia e Psicologia da UEL, e coordena os dois eventos: II Encontro Internacional de Biopolítica e III Encontro Nacional de Biopolítica: a questão dos Direitos Humanos em Questão. Ele destaca que a abertura está programada para as 19h desta segunda-feira (27), no Anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Londrina), localizada na avenida Jockei Club, 485.

A programação de abertura contará com a palestra ‘Michel Foucault: a vida e a humanidade como produções da biopolítica’, ministrada pela docente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Giovana Carmo Temple. Também estão confirmadas as conferências com a professora Julie Saada, da Escola de Direito da Sciences Po (Institut d’Études Politiques de Paris); António Fernando Cascais, professor de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Marcelo Raffin, professor de Filosofia e Sociologia da Universidade de Buenos Aires (UBA); Márcia Rosane Junges, docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Diego dos Santos Reis, ensaísta e professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A programação completa pode ser conferida neste endereço

Também estão programadas palestras e mesas-redondas que abordarão os Direitos Humanos a partir de grandes temas como biopolítica e psiquiatria; livre mercado e segurança; Parrhesia e Educação; Direitos do homem, espaço político de reivindicações de direitos, necropolítica e a espetacularização da política. Tais temas foram alvo das pesquisas de grandes pensadores que ainda estão em atividade, como Achille Mbembe, Alain Badiou, Jacques Ranciére, Giorgio Agamben, além de Paulo Freire, Guy Debord e Michel Foucault, cuja proposta de uma teoria sobre o processo de conversão da vida biológica dos seres humanos em objeto da política, ainda na década de 70, permanece extremamente pertinente.

A partir da observação de fenômenos sociais, Foucault reconheceu práticas de estado que objetivam estabelecer mecanismos de controle que não mais incidirão sobre corpos individuais, mas sobre populações em diferentes níveis. Desta forma, estabelecendo censuras entre diferentes grupos sociais de acordo com o interesse político almejado.

(DES)Leitura

O Grupo de Pesquisa (DES)Leitura: Filosofia, Ciência, Arte está alocado no PPG em Filosofia (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Filosofia, no entanto conta com participantes do Mestrado em Psicologia e do Departamento de Música e Teatro, ambos da UEL. Tem atuado prioritariamente em História da Filosofia Contemporânea e nos cruzamentos e interfaces – com características transdisciplinares – entre Filosofia, Ciência e Arte, a partir de intuições foucaultiana, principalmente aquelas que priorizem suas implicações e provocações políticas.

Apoio

Os eventos contam com o apoio da UEL, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), dos Programas de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI), Filosofia e Ciência da Informação da UEL, Pontifícia Universidade Católica de Londrina (PUC-LD) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).