3° Abril Indígena começa nesta terça (02) com autobiografias de estudantes

Durante o mês, diversas atividades serão realizadas para marcar os 10 anos do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas.

A UEL é para todos. Em meio à troca de saberes e vivências que o campus da Universidade Estadual de Londrina proporciona para os diversos integrantes do ambiente universitário, o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UEL completa, em 2024, dez anos de existência. E a celebração desta data significativa se dá justamente no mês em que é comemorado o “Dia dos Povos Indígenas”, em 19 de abril. Com a participação e o apoio da Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), o Ciclo celebra seu decênio com o Abril Indígena 2024, que conta com uma programação composta de aulas abertas, rodas de conversa e oficinas a partir desta terça-feira (02). As atividades são abertas para toda a comunidade universitária.

O evento inicia com a apresentação de autobiografias de estudantes indígenas. Entre a próxima terça (02) e quarta-feira será o momento em que participantes do Ciclo Intercultural poderão expor suas experiências pessoais. Entre os estudantes e ex-estudantes com participação confirmada, estão Alexandro Silva, do curso de Ciências Sociais (CLCH), Gilza Ferreira, do curso de Serviço Social (Cesa) e Rodrigo Luis Tupã, do curso de Medicina (CCS). Marcados para serem realizados na sala 683, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), estes relatos vão abordar as vivências dos estudantes, desde as suas origens até o pertencimento ao meio universitário. Atualmente, o Ciclo conta com seis estudantes indígenas.

A professora do Departamento de Comunicação (Ceca) Mônica Panis Kaseker, lembra que o Ciclo, representa uma política afirmativa da UEL que é um modelo para várias universidades, inclusive com bons resultados em relação à diminuição da evasão desses estudantes. Este dado incorpora as ações afirmativas que o Ciclo e a Cuia promovem regularmente junto aos estudantes indígenas, com vista à permanência universitária.

A programação do Abril Indígena também conta com um Café Intercultural, no dia 30 de abril, e uma Oficina voltada ao futuro do Ciclo de Iniciação Acadêmica, intitulada “Ciclo Intercultural: Perspectivas para os próximos 10 anos”, no dia 05 de maio.

Confira a programação completa do 3° Abril Indígena:

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.