Aluno de Ciência da Computação é destaque em competição internacional de programação

Gustavo Nishikawa participou da competição internacional Code Vita e concorreu com mais de 110 mil participantes do mundo todo.

Poucos podem descrever a sensação de ser um dos únicos brasileiros dentre milhares de concorrentes de todo o mundo numa competição internacional. Gustavo Nishikawa, aluno do segundo ano de Ciência da Computação (CCE), é um desses privilegiados. O estudante foi um dos dois brasileiros classificados para a segunda etapa da 11ª edição da Code Vita, competição de programação promovida pela Tata Consultancy Services (TCS) que está sendo realizada desde novembro de 2023 e segue durante o mês de abril.

De origem indiana, a TCS é a maior provedora de serviços e produtos de tecnologia de informação do mundo. Maior empresa da Índia, a multinacional opera em 150 localidades de 46 países e, em 2023, possuía mais de 616 mil funcionários em todo o mundo.

A competição Code Vita teve sua primeira edição em 2012, se tornando global em 2014. Em sua 11ª edição, teve 444 mil inscrições, oferecendo um prêmio de US$ 20 mil dólares para os três primeiros colocados.

Nishikawa se classificou em 378º lugar na primeira etapa, concorrendo com mais de 110 mil participantes. Ao descobrir que era um dos dois brasileiros classificados, o estudante conta ter ficado ainda mais motivado, passando a treinar ainda mais para a competição.

“Algo muito gratificante nessas competições é conseguir resolver os problemas corretamente”, explica Nishikawa, que enfrentou um processo duro de preparação, testando suas habilidades de resistência uma vez que o tempo de prova era de 6 horas. “Então foi meio cansativo e difícil de gerenciar o tempo”, revela.

Apesar do resultado expressivo, Nishikawa não avançou na competição após a segunda etapa, onde apenas 25 participantes seguiram. Mesmo assim, para o discente, o futuro no ramo não termina aqui. “Eu gosto dessas competições, então pretendo participar da maioria que eu conseguir. Esses aprendizados serão importantes não apenas para competições no futuro, mas para tudo que envolva resolução de problemas e algoritmos”, relata.

*Estagiária de Jornalismo na COM.