Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas lança 44° edição sobre a pandemia de Covid-19 e seus reflexos na sociedade

Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas lança 44° edição sobre a pandemia de Covid-19 e seus reflexos na sociedade

A revista é uma publicação semestral vinculada à Universidade Estadual de Londrina focada em textos ligados à grande área das Ciências Sociais e Humanas.

Neste mês de abril, a já tradicional revista Semina: Ciências Sociais e Humanas publicou seu 44° volume. Com artigos de autoria de pesquisadores da UEL e de outras instituições, esta edição se voltou à pandemia de Covid-19 e a uma série de implicações de ordem social e comportamental que marcaram o período em que o mundo conviveu com o coronavírus. A revista é uma publicação semestral vinculada à Universidade Estadual de Londrina focada em textos ligados à grande área das Ciências Sociais e Humanas.

A Semina existe desde 1978 como uma ferramenta de comunicação e divulgação do conhecimento acadêmico. Além da publicação voltada às Ciências Sociais e Humanas, existem mais três publicações inclinadas para outras áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Biológicas e da Saúde

As edições da Semina: Ciências Sociais e Humanas dão prioridade para temas originais sobre questões contemporâneas. Para isso, são estimuladas abordagens interdisciplinares entre as mais diversas áreas das humanidades e, em cada edição, há uma temática delimitada. Por exemplo, nesta nova edição, existem artigos sobre ensino remoto no período pandêmico, remodelações do ambiente de trabalho e até mesmo a prática culinária durante a pandemia. A edição completa pode ser acessada de forma gratuita pelo link

O corpo editorial da revista é composto por nove editores e a editora-chefe é Dircel Aparecida Kailer, docente do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH). Sobre a escolha do tema para este volume, Dircel destaca os impactos em várias frentes causados pela pandemia e os desafios do contexto pós-pandêmico. 

“Uma pandemia como a que testemunhamos não se restringe a um evento viral. Logo, abordagens multi e transdisciplinares, trazendo diferentes olhares sobre o distanciamento social e seus impactos, podem nos ajudar a compreender de que maneira os campos políticos, artísticos e educacionais da sociedade brasileira criaram formas de relacionamento, de práticas de trabalho e de produção cultural que persistem atualmente.”

Dircel Aparecida Kailer, editora-chefe da revista.

Um dos objetivos da revista é veicular textos de autores externos da UEL, contribuindo para uma troca de conhecimento e experiências de pesquisa entre a Universidade e outras instituições de ensino, brasileiras e estrangeiras. A próxima edição da revista já tem temática definida. O conselho editorial informa que a edição de n° 45 irá abordar “Jogos, cultura e conhecimento na contemporaneidade”. Sobre o assunto, são esperadas discussões e análises sobre jogos em diversas perspectivas, com vistas ao entendimento dos jogos como fenômeno cultural no contexto tecnológico, midiático e social contemporâneo, bem como no âmbito educacional, cultural, artístico e de promoção da saúde. 

Os autores que desejam ser publicados pela Semina devem submeter seus originais para a apreciação de membros do Conselho Editorial da revista, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro do conselho. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem identificação de autoria. O prazo para submissões para a próxima edição vai até 30 de junho e a publicação está marcada para 30 de dezembro.

 

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também