Reitoria recebe cônsul-geral da Alemanha para o debate de parcerias e ações conjuntas
Reitoria recebe cônsul-geral da Alemanha para o debate de parcerias e ações conjuntas
A UEL possui dois Acordos de Cooperação Internacional em vigor com instituições da Alemanha, sendo que um deles encontra-se em fase de renovação por mais cinco anos.Em vista de intensificar a relação da Universidade Estadual de Londrina com instituições de ensino superior da Alemanha, além de promover ações alusivas aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, a administração da UEL recebeu a visita de Martina Hackelberg, primeira mulher a ocupar o cargo de cônsul-geral no Consulado da Alemanha em São Paulo, e de Ricardo Neukirchner, cônsul honorário da Alemanha em Rolândia. Eles foram recebidos pelo vice-reitor da UEL, Airton José Petris, e por integrantes da administração que atuam no Gabinete da Reitoria, Procuradoria Jurídica Universitária (PJU) e na Assessoria de Relações Internacionais (ARI).
Ao longo do encontro, na tarde desta sexta-feira (5), o professor Airton apresentou a UEL e seus órgãos suplementares, e destacou algumas atividades realizadas em parceria com universidades da Alemanha. Também citou o trabalho de docentes da UEL que realizaram boa parte da sua formação em universidades alemãs. O vice-reitor esteve acompanhado da chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, da procuradora jurídica da UEL, Tânia Lobo Muniz, e da assistente de cooperação internacional e mobilidade acadêmica da ARI, Thais Artoni Martins.
Conforme destacado, a UEL possui dois Acordos de Cooperação Internacional em vigor com instituições da Alemanha, sendo que um deles, com a Universidade Koblenz-Landau, encontra-se em fase de renovação por mais cinco anos. Voltado a garantir o intercâmbio de estudantes de pós-graduação do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), o acordo com a Universidade Koblenz deverá ser ampliado também para outras áreas do conhecimento.
Outra novidade interessante adiantada na ocasião envolve uma nova parceria com uma instituição de ensino superior alemã. A UEL está prestes a formalizar um novo Acordo de Cooperação Internacional, este com a Universidade de Münster. Fundada em 1780 no estado da Renânia do Norte, oeste da Alemanha, a instituição é uma das mais importantes da Europa, tendo colaborado amplamente na formação de recursos humanos para governos de países da União Europeia.
Um aspecto positivo da nova parceria, destaca Thais Artoni Martins, é a presença da Universidade de Münster no Brasil. A instituição conta com uma sede junto à Universidade de São Paulo (USP) – Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH) – que é fruto de uma estratégia do governo alemão para favorecer a sinergia e o intercâmbio entre as instituições de pesquisa das duas nações, em especial em São Paulo, maior centro industrial alemão fora da Alemanha.
A proximidade institucional da UEL com a terceira maior economia do mundo, a Alemanha, ainda envolve um Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade Técnica de Braunschweig, voltado ao intercâmbio de estudantes do Departamento de Construção Civil.
O Consulado Honorário da Alemanha está atravessando uma nova fase, lembra o cônsul Ricardo Neukirchner. A partir de maio, o consulado irá deixar o município de Rolândia, onde funciona desde 1957, passando a funcionar na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), no Parque de Exposições Governador Ney Braga.