Reitora confere projetos acadêmicos que participam da ExpoLondrina 2024

Reitora confere projetos acadêmicos que participam da ExpoLondrina 2024

Marta Favaro cumpriu agenda no parque Ney Braga em visita a estandes de órgãos suplementares e de apoio

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, cumpriu agenda na tarde desta segunda-feira (8) no parque Ney Braga em visita a estandes de órgãos suplementares e de apoio e aos mais de 15 projetos e programas acadêmicos relacionados às áreas de saúde, agronegócio e meio ambiente, que estão sendo apresentados na Via Rural Smart Farm. A ExpoLondrina prossegue até 14 de abril, com expectativa de receber mais de meio milhão de pessoas.

No início da tarde, a reitora participou da abertura do 1º Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná, que reuniu pesquisadores, extensionistas e produtores, no Recinto Milton Alcover. O evento foi coordenado pelo professor Ricardo Faria, do Departamento de Agronomia, responsável pelo projeto “Biofábrica de Orquídeas e Outras Ornamentais”, que difunde o setor da floricultura, alternativa interessante para diversificar a pequena propriedade.

Encontro no estande do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIOGÁS). Além da reitora, estiveram presentes diretores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, e outras lideranças

No final do ano passado o projeto recebeu R$ 1,5 milhão do Fundo Paraná, via Secretaria de Ensino Superior, Ciência Tecnologia (Seti). A Biofábrica está ligada ao Orquidário da UEL para a propagação in vitro de orquídeas e outras plantas. Os recursos contemplam ainda aquisição de insumos, adequação de laboratórios e concessão de bolsas para pesquisadores.

Informações apresentadas ontem pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL, Débora Perdigão Tejo, apontam um grande potencial do Paraná e do país na produção de plantas ornamentais e paisagismo. O Brasil tem 2,5 mil espécies de plantas potenciais e 17 mil variedades, fora o que pode ser ainda catalogado.

Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) indicam a movimentação de U$S 94 bilhões/ano em plantas ornamentais em todo o mundo. No Brasil o setor comercializa U$S 11 bilhões/ano, enquanto o Paraná gira U$S 224 milhões. A cadeia gera empregos e pode ser uma alternativa interessante para a agricultura familiar. Especialistas defendem que é necessário ampliar a produção de mudas para melhorar as condições de consumo, a partir de melhor preço.

No estande do HU, a professora Marta pôde conferir informações sobre temas específicos como prevenção de câncer de pele e de doenças sexualmente transmissíveis

Visita

Após a abertura do evento, a reitora participou de um encontro no estande do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIOGÁS), montado na Via Rural Smart Farm. Além da reitora, estiveram presentes diretores do IDR-PR, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, e do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas. O estande divulga ao público da feira, com foco no produtor rural, as oportunidades de negócios a partir do uso de biogás para estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação, além de fortalecer os atores dessa cadeia produtiva.

Após o encontro, a reitora visitou os estandes que reúnem estudantes, professores e bolsistas que participam da Via Rural Smart Farm. A iniciativa ocorre em parceria com o IDR-Paraná, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O objetivo é reforçar laços com o produtor rural da região, além do grande público que visita a feira.

Esse ano estão sendo apresentados mais de 15 projetos e programas acadêmicos relacionados às áreas de saúde, agronegócio e meio ambiente. A Via Rural Smart Agro é um espaço permanente localizado no interior do parque, totalizando 11 mil metros quadrados de área, onde o público pode ver de perto o que os órgãos públicos realizam em extensão e pesquisa.

Diretores da Aintec receberam a reitora no estande montado no pavilhão Smart Agro. Objetivo é demonstrar projetos, resultados, atividades de inovação e as empresas incubadas

A reitora também esteve presente no estande da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), que pela primeira vez participa com estande próprio na Expo Londrina. A equipe foi convidada pela Sociedade Rural do Paraná para expor projetos, resultados, atividades de inovação e as empresas incubadas no pavilhão Smart Agro, onde estão sendo realizadas palestras técnicas, eventos e a 6ª maratona Hackathon, competição de inovação com soluções para o agronegócio.

HU

Marta Favaro finalizou a visita no Espaço Saúde, instalado próximo à entrada principal do parque, onde professores, estudantes e servidores do Hospital Universitário (HU/UEL) apresentam projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

O megaestande está organizado em três ambientes – Acolhimento, Inovação e Cuidado. Dentro das ações previstas estão rodas de conversa e atividades sobre qualidade de vida, autocuidado, orientações sobre transtorno do espectro autista e cuidados com a saúde. Temas específicos como prevenção de câncer de pele e de doenças sexualmente transmissíveis também terão ações concretas. Integrando o rol de serviços, haverá aferição da pressão arterial, medição da frequência cardíaca e da taxa de açúcar no sangue, além de espaço para amamentação e fraldário.

Leia também