Inscrições para o Vestibular 2025 terminam nesta segunda-feira (16)

Inscrições custam R$181,00 e podem ser feitas no portal da Cops. Candidatos devem se atentar para realizar o pagamento da taxa pública até às 21h.

Terminam nesta segunda-feira (16) as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais. As inscrições custam R$ 181,00 e podem ser feitas no portal da Cops. Candidatos devem se atentar para realizar o pagamento da taxa pública até às 21h do prazo final.

O concurso será realizado em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro), será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. O cartão de identificação para a PHE será divulgado no próximo dia 24 de setembro.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) orienta os estudantes de Ensino Médio que pretendem ingressar em uma das graduações que têm Prova de Habilidades Específicas (PHE), que, nesse caso, será necessário realizar a inscrição e fazer as provas do Vestibular UEL. Com isso, as vagas destes cincos cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música) voltaram a ser exclusivas pelo processo seletivo Vestibular UEL 2025.