Revista científica de Saúde celebra 5 anos de existência
Revista científica de Saúde celebra 5 anos de existência
Ligada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, a revista se pauta pela pesquisa científica nacional e internacional nas áreas da Enfermagem e SaúdeFundada em 2019, a Revista Advances in Nursing and Health ou ANH (Avanços na Enfermagem e Saúde em português) completa 5 anos em outubro e os editores comemoram o sucesso da publicação. Ligada ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, a revista se pauta pela
pesquisa científica nacional e internacional nas áreas da Enfermagem e Saúde.
A professora Renata Perfeito Ribeiro é editora científica chefe da revista e uma das fundadoras do periódico, junto com Paloma Cavalcante Pissinati, que faleceu em 2021. “A revista partiu de uma necessidade de um grupo de docentes do Departamento de Enfermagem para a divulgação científica. Um periódico era o que faltava, visto a alta qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação” relata a professora. Para Renata, era um sonho se tornando realidade, com ela buscando o Pós-doutorado em editoração científica para um melhor desenvolvimento. Em outubro de 2019, foi publicada a primeira edição da revista. Atualmente a revista está avaliada como B2, uma boa nota para uma revista tão recente.
A revista é uma adepta da política da ciência aberta, recomendada pela UNESCO desde 2021, a qual consiste em publicações científicas livres de custo e de fácil acesso, para melhor disseminação do conhecimento e integração da comunidade científica. “Da mesma forma que a comunidade científica se baseia em comunidades de pesquisadores, a ANH não destoa da regra, composta por uma comunidade de pesquisadores comprometidos com a ciência”, diz Renata.
Trajetórias
A professora iniciou sua trajetória acadêmica na UEL e, após a graduação, realizou Mestrado em São Paulo. Trabalhou na Universidade antes de obter o Doutorado e Pós-doutorado em Ribeirão Preto. Comprometida com os pilares da Universidade, enfatiza a importância da pesquisa e da formação de alunos.
A professora Helenize Lima Ferreira Leachi, editora científica da ANH junto com a professora Aline Franco da Rocha, começou sua carreira com pacientes e depois se dedicou à educação continuada, o que despertou seu interesse pela docência. Obteve Mestrado e Doutorado sob a orientação da professora Renata, e desenvolveu um projeto sobre a criação de uma máscara, durante a pandemia de Covid-19, e continuando com um pós-doutorado. Atualmente, é professora temporária no Departamento de Enfermagem.
Ao iniciar o Mestrado, a enfermeira Francieli Faustino, apoio científico junto à ANH, desenvolveu uma paixão pela pesquisa e pela revista, encontrando motivação e propósito. Defendeu sua dissertação, o que a motivou a continuar com o Doutorado.
A professora Kawanna Vidotti, também apoio científico da ANH, formada em 2012 e com experiência na UTI, buscou especializações devido à insatisfação com sua carreira. Ela encontrou sua paixão pela pesquisa e pelo ensino durante o Mestrado. Este interesse a levou a iniciar o Doutorado, quando recebeu apoio e confiança da professora Renata, o que a impulsionou a aprofundar seus estudos e fazer a diferença na vida das pessoas.
A enfermeira Anayque Ribeiro, também no apoio científico da ANH, desenvolveu uma paixão pela saúde do trabalhador durante a residência de Gerência nos Serviços de Enfermagem e iniciou pesquisas com a professora Renata, que compartilhava esse interesse. Sua experiência com estágio docente despertou seu amor pela docência, motivando-a a buscar mais especialização no Mestrado. Vinda do interior do Mato Grosso do Sul e com experiência na Santa Casa de Londrina, ela valoriza profundamente seu trabalho com conhecimento científico. “São de pesquisadoras, como as cinco da imagem, que as ciências da saúde precisam, para expandir cada vez mais, buscando tratamentos e práticas eficientes, para cuidar com excelência da vida de mais e mais pessoas”, observa.