Estudantes de graduação do Centro de Ciências da Saúde terão acesso a refeições do RU
Estudantes de graduação do Centro de Ciências da Saúde terão acesso a refeições do RU
Neste primeiro momento serão fornecidas até 120 refeiçõesFoi instituído na segunda-feira, 30 de setembro, o “Sistema de Refeição Transportada do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A solenidade oficial aconteceu na terça-feira (1), pela manhã.
A implantação de um sistema piloto de transporte de refeições do RU, localizado no campus universitário, para o CCS, é resultado de um projeto idealizado e proposto pelas professoras Andréa Name Colado Simão, diretora do CCS e Carrie Chueiri Ramos Galvan, vice-diretora do CCS, antes mesmo de assumirem a direção do Centro.
Em seu discurso, Andréa Name destacou “o principal objetivo do projeto é oferecer igualdade de acesso a refeições balanceadas e de qualidade aos estudantes que permanecem no CCS durante o período de almoço, com valor acessível e equivalente ao empregado no RU do Campus”. Ressaltou que as refeições são produzidas e porcionadas em marmitas no RU e transportadas ao CCS sob uma cuidadosa vigilância e controle de qualidade.
Segundo ela, este sonho se materializou graças ao pronto apoio da reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, que acatou a proposta e tomou providências para um trabalho conjunto envolvendo principalmente o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) e a Prefeitura do Campus Universitário da UEL.
Andréa Name destacou a importância desta iniciativa como uma política de
permanência estudantil. “Nosso intuito é trazer alimento a todos, possibilitando
o acesso dos alunos do CCS a uma alimentação de qualidade”. Em seguida agradeceu a todos aqueles que atuaram direta e indiretamente no desenvolvimento do serviço. “Esse é um sonho de muitos anos, eu fico emocionada em participar do evento de implantação das refeições aos estudantes do CCS. Vamos trabalhar para que, quem sabe, esse projeto se amplie nos próximos anos” afirmou Marta Favaro.
“Agora, mesmo que de maneira inicial, conseguimos que todos os Centros de Estudos da UEL tenham acesso à alimentação fornecida pelo Restaurante Universitário”, disse Ângela Lima, diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), e salientou a importância deste projeto para fortalecimento das ações afirmativas da universidade.
O vice-reitor, Airton José Petris, expressou sua satisfação por ver a implementação do sistema de distribuição de refeições e relatou alguns projetos prévios, desenvolvidos no CCS, que contribuíram para o fortalecimento desta proposta.
Prioridade
Neste primeiro momento serão fornecidas até 120 refeições, respeitando a seleção estabelecida pelo SEBEC, tendo por prioridade os estudantes indígenas que ingressaram pelo Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, estudantes aprovados no Processo Unificado de Seleção Socioeconômica para os Programas de Permanência Estudantil na UEL/2024 ou no Programa de Bolsa de Inclusão Social 2024/2025 da Fundação Araucária.
As refeições devem ser reservadas no dia anterior ao consumo, entre 6h e 14h,
para os estudantes com prioridade e, após este horário, os demais estudantes
também poderão realizar reservas até a cota de 120 refeições diárias.
Informações sobre como reservar as refeições estão disponíveis no perfil de
Instagram do Centro.