Parceria com universidade da Flórida visa oportunizar colaborações em áreas de administração e negócios 

Parceria com universidade da Flórida visa oportunizar colaborações em áreas de administração e negócios 

Com a assinatura do protocolo de intenções, UEL e MUST University poderão desenvolver parceria nos próximos cinco anos.

A Universidade Estadual de Londrina formalizou um novo acordo de cooperação internacional com o objetivo de incentivar colaborações em áreas do conhecimento ligadas à Administração, Negócios Internacionais, Marketing Digital e Inovação. A cerimônia de lançamento da parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), na Sala dos Conselhos, e contou com as presenças da reitora, Marta Favaro, e dos gestores da MUST University, instituição de ensino superior sediada no estado da Flórida (EUA). O protocolo de intenções assinado entre a UEL e a universidade norte-americana possui validade de cinco anos.  

Em seu pronunciamento, a professora Marta Favaro apresentou dados que atestam a qualidade do ensino ofertado na Universidade Estadual de Londrina. Ela também destacou que a UEL vem intensificando o seu processo de internacionalização, o que se materializa nos mais de 200 acordos de cooperação internacional em vigor atualmente. 

A partir da assinatura do protocolo de intenções, acrescentou a reitora, representantes das duas universidades poderão dialogar no sentido de encontrarem modelos adequado para possíveis parcerias. “Fico muito grata que vocês estejam aqui conosco neste momento em que iniciamos um primeiro contato que pode abrir possibilidades para as comunidades das duas instituições. Essa parceria poderá, agora, ser desenhada e pensada pelos conselhos constituídos, como o Conselho de Administração (CA) da UEL, que avalia todos os nossos convênios”, destaca a reitora. 

O acordo internacional foi o primeiro desenvolvido a partir de articulação da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), contando com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI). 

Para o diretor da Aintec, o professor Edson Miura, a parceria poderá ser aproveitada por docentes e alunos dos nove centros de estudos da UEL. Isso porque novas tecnologias, processos e produtos podem envolver diversas áreas do conhecimento. No entanto, no primeiro momento, o acordo ganha visibilidade em interesse dos centros de Ciências Exatas (CCE) e de Estudos Sociais Aplicados (CESA). 

Atualmente, destaca o fundador e reitor da MUST University, Antônio Carbonari Netto, a instituição possui 9,5 mil alunos sendo a ampla maioria brasileiros. Ele também destacou que a universidade possui corpo docente formado por 80 doutores, atuantes em oito programas de mestrado: Administração de Empresas; Desenvolvimento de Negócios e Inovação; Marketing Digital, Estudos Jurídicos em Direito Internacional; Negócios Internacionais; Tecnologias Emergentes na Educação, Gestão em Saúde e Psicologia Organizacional. 

O reitor esteve acompanhado pela sua esposa e vice-presidente, Maria Elisa Carbonari, pelo diretor de Relações Internacionais, Silvio Meneghello, e pelo diretor Ricardo Marafon. Ainda estiveram presentes na cerimônia a representante da Assessoria de Relações Internacionais da UEL, Thais Artoni Martins, a chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, a coordenadora de Comunicação Social, Beatriz Silvério Botelho, o diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná, Renan Salvador, além de docentes, chefes de departamentos e diretores de centros de estudos.

Leia também