Docentes do CESA representam a UEL em eventos em Portugal e Espanha
Docentes do CESA representam a UEL em eventos em Portugal e Espanha
A participação colabora para intensificar o processo de internacionalização da UEL.A Universidade Estadual de Londrina, por meio do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial (PPGDN), foi uma das Instituições de Ensino Superior representadas em eventos internacionais realizados em instituições de ensino superior da Espanha e de Portugal, entre os dias 14 e 18 de outubro. Os dois eventos receberam cinco docentes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que participaram como palestrantes em mesas de debate e simpósios, colaborando para intensificar o processo de internacionalização da Universidade Estadual de Londrina.
Nos dias 14 e 15 de outubro, a Universidade de Vigo, em Ourense, noroeste da Espanha, sediou o Seminário Internacional “Justiça e Estado de Direito Contemporâneo”. Neste evento, as professoras Tânia Lobo Muniz e Patrícia Ayub da Costa, do Departamento de Direito Público, e Temis Chenso da Silva Rabelo Pedroso, do Departamento de Direito Privado, estiveram presentes e puderam participar como palestrantes. Os professores do Programa de Pós-graduação em Direito Negocial Clodomiro Bannwart e Elve Cenci também foram palestrantes, porém de forma remota.
Após o evento na Espanha, as três professoras, que também atuam no PPGDN, seguiram para Braga, em Portugal, onde participaram do IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito.
Promovido pela Universidade do Minho (UMinho) e pela Universidade Lusófona (ULusófona), o evento teve como objetivos reunir professores e pesquisadores que se dedicam ao tema, além de reforçar os compromissos assumidos entre a Conferência Internacional para o Estudo da Mediação e Conflito (CUEMYC) e a UNESCO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, ciência e cultura, sobre a criação de novas metodologias na construção da paz. A programação do evento ainda contou com roteiro de visitas e atividades culturais, recebendo também docentes de instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e México.
Conforme a organização, a programação de mesas temáticas foi dividida em quatro linhas de pesquisa: (1) Mediação, democracia e convivência; (2) Investigação e práticas para a gestão e resolução de conflitos; (3) Iniciativas para o desenvolvimento da mediação e da paz e (4) Pessoas mediadoras e outros atores na consolidação da paz.
No dia 17 de outubro, as professoras Patrícia Ayub e Tânia Muniz abordaram o tema “Desafios da mediação como vetor de emancipação e pacificação social no Brasil”. No mesmo dia e ao lado da professora Temis Chenso, elas também participaram de debate sobre “O futuro da mediação e sua relação com a Inteligência Artificial”. A professora Patrícia Ayub da Costa também abordou os “Paradigmas do Sistema Multiportas no Brasil” no congresso, realizado no campus de Gualtar da Universidade Minho, em Braga.