Docentes do CESA representam a UEL em eventos em Portugal e Espanha

Docentes do CESA representam a UEL em eventos em Portugal e Espanha

A participação colabora para intensificar o processo de internacionalização da UEL.

A Universidade Estadual de Londrina, por meio do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial (PPGDN), foi uma das Instituições de Ensino Superior representadas em eventos internacionais realizados em instituições de ensino superior da Espanha e de Portugal, entre os dias 14 e 18 de outubro. Os dois eventos receberam cinco docentes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que participaram como palestrantes em mesas de debate e simpósios, colaborando para intensificar o processo de internacionalização da Universidade Estadual de Londrina.

Nos dias 14 e 15 de outubro, a Universidade de Vigo, em Ourense, noroeste da Espanha, sediou o Seminário Internacional “Justiça e Estado de Direito Contemporâneo”. Neste evento, as professoras Tânia Lobo Muniz e Patrícia Ayub da Costa, do Departamento de Direito Público, e Temis Chenso da Silva Rabelo Pedroso, do Departamento de Direito Privado, estiveram presentes e puderam participar como palestrantes. Os professores do Programa de Pós-graduação em Direito Negocial Clodomiro Bannwart e Elve Cenci também foram palestrantes, porém de forma remota.

Após o evento na Espanha, as três professoras, que também atuam no PPGDN, seguiram para Braga, em Portugal, onde participaram do IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito

Promovido pela Universidade do Minho (UMinho) e pela Universidade Lusófona (ULusófona), o evento teve como objetivos reunir professores e pesquisadores que se dedicam ao tema, além de reforçar os compromissos assumidos entre a Conferência Internacional para o Estudo da Mediação e Conflito (CUEMYC) e a UNESCO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, ciência e cultura, sobre a criação de novas metodologias na construção da paz. A programação do evento ainda contou com roteiro de visitas e atividades culturais, recebendo também docentes de instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e México. 

Conforme a organização, a programação de mesas temáticas foi dividida em quatro linhas de pesquisa: (1) Mediação, democracia e convivência; (2) Investigação e práticas para a gestão e resolução de conflitos; (3) Iniciativas para o desenvolvimento da mediação e da paz e (4) Pessoas mediadoras e outros atores na consolidação da paz.   

No dia 17 de outubro, as professoras Patrícia Ayub e Tânia Muniz abordaram o tema “Desafios da mediação como vetor de emancipação e pacificação social no Brasil”. No mesmo dia e ao lado da professora Temis Chenso, elas também participaram de debate sobre “O futuro da mediação e sua relação com a Inteligência Artificial”. A professora Patrícia Ayub da Costa também abordou os “Paradigmas do Sistema Multiportas no Brasil” no congresso, realizado no campus de Gualtar da Universidade Minho, em Braga.   

As professoras Patricia Ayub, Temis Chenso e Tânia Muniz durante o IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito. (Foto: Arquivo Pessoal).
Leia também