NECJ celebra reabertura com palestra “Um escritor nikkei”

NECJ celebra reabertura com palestra “Um escritor nikkei”

Palestra do escritor Oscar Fussato Nakasato será realizada nesta sexta-feira (22), às 19h30, na sala de eventos do CLCH.

Nesta sexta-feira (22), o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da UEL comemora sua reabertura com a palestra “Um escritor nikkei”, do professor e escritor Oscar Fussato Nakasato. O evento será realizado às 19h30, na sala de eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). A ocasião também marca o início de uma nova fase, com nova direção do NECJ, assumida em setembro pelo professor do Departamento de História Richard Gonçalves André. Ele substitui a criadora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa, a professora Estela Okabayashi Fuzii.  

Nakasato, o palestrante do evento, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e autor dos romances “Nihonjin” (2011), vencedor da categoria de romance no Prêmio Jabuti de 2012, e “Dois” (2017). De acordo com o coordenador do NECJ, o primeiro livro dialoga com a produção acadêmica sobre a imigração japonesa no Brasil, além de abordar temas como o cotidiano e a construção das identidades de imigrantes japoneses e seus descendentes. 

Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa

Segundo o professor Richard, o evento busca dar destaque para as atividades realizadas pelo NECJ. Uma delas é o curso de língua japonesa, oferecida para as comunidades interna e externa à UEL. Já a outra é a mediação entre a universidades e instituições de ensino japonesas feita junto com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Essa ação promove a mobilidade acadêmica, que envolve a ida de estudantes e professores da UEL para o Japão e a vinda de estudantes e professores do Japão para a UEL. 

Uma novidade relatada pelo professor é que, a partir de 2025, o curso de japonês será feito em parceria com o Laboratório de Línguas da UEL (Lab Línguas). Richard André também apontou que, na sua coordenação, vai buscar integrar o Núcleo com outros setores da UEL, como departamentos e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o NECJ tem planos para oferecer diversos cursos de extensão, oficinas e atividades artísticas. 

Anteriormente, a coordenação do Núcleo era da professora Estela Okabayashi Fuzii, fundadora do NECJ. Desde a sua criação, em outubro de 1995, Núcleo é vinculado administrativamente à Assessoria de Relações Internacionais e ao Gabinete da Reitoria.

Evento desta sexta marca o início de uma nova fase, sob nova coordenação do NECJ. (Foto: Agência UEL).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também