Livro sobre um dos maiores abolicionistas do Brasil será lançado em evento na UEL

Livro sobre um dos maiores abolicionistas do Brasil será lançado em evento na UEL

Lançamento faz parte da Programação especial do Novembro Negro na universidade

Na próxima segunda feira (25), às 19h, será realizado na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), o evento de lançamento do livro “Luiz Gama contra o Império: a luta pelo direito no Brasil da Escravidão” (Editora Contracorrente), de Bruno Rodrigues de Lima. O evento, que contará com a presença do autor, é fruto da parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica Enezila de Lima, da Universidade Estadual de Londrina (NDPH- UEL). A programação inclui uma palestra com mediação do professor Domingos Sávio Abreu, abordando o processo de criação do livro, a história de Luiz Gama e relatos da trajetória do autor.

A obra, com mais de 600 páginas, é uma versão atualizada da tese de doutorado que Bruno defendeu na Universidade de Frankfurt (Alemanha) e que rendeu a ele o prêmio Walter Kolb de melhor tese de doutorado da instituição, além da medalha Otto Hahn de destaque científico da Sociedade Max Planck. De acordo com a Editora Contracorrente, “Luiz Gama contra o Império” funciona tanto como uma biografia de sua história, quanto como uma visão do Direito no século XIX.

Nascido em Salvador (BA), Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882), um ex-escravo, jornalista, abolicionista, poeta e advogado negro, foi responsável pela libertação nos tribunais de mais de 700 pessoas escravizadas. Sua trajetória, conforme lembra Bruno Lima, resultou em uma obra jurídica de irrefutável relevância, ficando inviabilizada por muito tempo. 

Considerado o maior especialista sobre o abolicionista do Brasil, Bruno Lima organizou os 11 volumes das Obras Completas de Luiz Gama (editora Hedra). É advogado e historiador do Direito, graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). 

A conferência da semana que vem faz parte da programação do novembro negro do NDPH UEL, que realizou eventos durante todo o mês exaltando a história negra e se encerra no dia 27 com a exibição e debate do filme “Harriet – um caminho para liberdade”, também no CLCH.

*Estagiário de Jornalismo da COM/UEL.

Leia também