Estudantes de Computação EaD fazem prova semestral presencial neste sábado (23)

Estudantes de Computação EaD fazem prova semestral presencial neste sábado (23)

A avaliação é uma exigência da Capes e Universidade Aberta do Brasil para todos os estudantes de cursos superiores da modalidade EaD

Cerca de 200 estudantes das turmas 2023 e 2024 do curso de graduação em Computação – Licenciatura/EaD da UEL fazem prova semestral presencial obrigatória neste sábado (23), a partir das 14 horas, na Central de Salas, no Campus Universitário. A avaliação é uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) para todos os estudantes de cursos superiores pela modalidade EaD atendidos pelos editais das duas instituições.

A prova será aplicada em Londrina e nos demais polos distribuídos em Assaí, Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Jacarezinho, Prudentópolis, São João do Ivaí e Siqueira Campos. Em Londrina são 80 alunos, sendo o restante distribuído nos demais nove polos.

O curso tem quatro anos, com aproximadamente 80 disciplinas, e aulas 100% EaD, com provas semestrais presenciais. A graduação está na terceira turma, cujas atividades tiveram início no segundo semestre deste ano. Segundo o coordenador do curso, professor Jacques Duílio Brancher, do Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, alguns alunos vêm de estados distantes como Palmas, Mato Grosso e Minas Gerais.

Ele explica que o perfil do acadêmico é formado por pessoas com formação em Ensino Superior completa, que buscam novos rumos na carreira profissional, a partir do grande potencial que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) oferece. É o caso do estudante Jeferson Plens Pereira, de Campinas (SP), que é Engenheiro da Computação, com experiência profissional de nove anos na área. Atualmente ele trabalha com fotografia de eventos e pretende se qualificar para posteriormente atuar como professor de Computação e TIC.

Outro estudante de fora é Pedro Paulo de Oliveira, de Cuiabá (MT), formado em Secretariado Executivo e que busca uma qualificação em Inteligência Artificial. A ideia é futuramente fazer uma pós-graduação unindo os conceitos de Secretariado e Computação. Já a estudante Cristina Jesus veio de Mariana (MG) para realizar a prova semestral, neste sábado. Formada em Letras, com mestrado em Linguística, ela busca elementos para um doutorado na área de Linguística Computacional, área multidisciplinar que combina linguística, informática e inteligência artificial para desenvolver sistemas que processam a linguagem humana.

Os alunos Jeferson Plens Pereira, Pedro Paulo de Oliveira e Cristina Jesus foram recebidos pelo professor Jacques Duílio Brancher na Universidade Estadual de Londrina. (Foto: Agência UEL).
Leia também