UEL evidencia força da extensão em Dia da Saul Elkind, na região norte de Londrina
UEL evidencia força da extensão em Dia da Saul Elkind, na região norte de Londrina
Participação dos estudantes colaborou para apresentar à comunidade os serviços prestados por meio da extensão universitária.Centenas de estudantes e professores, reunidos em mais de 40 projetos de extensão, participaram no último sábado (23) do evento “UEL e Sociedade no Dia da Saul Elkind”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). As equipes foram instaladas em tendas armadas na principal avenida da região Norte de Londrina, entre as ruas Luís Brugin e Armando Ortenzi, oferecendo serviços e atividades recreativas à população que prestigiou o Dia da Saul Elkind, promovido pelo Núcleo Saul Elkind + Forte, com o objetivo de fortalecer o comércio de um dos pontos comerciais mais importantes da região.
Segundo a reitora, Marta Favaro, a participação dos extensionistas na atividade deste sábado foi fundamental para colocar em evidência o trabalho realizado internamente, apresentando à comunidade os vários serviços prestados por meio da extensão universitária. Ela lembrou que a iniciativa foi uma encomenda governamental às Instituições de Ensino Superior (IES), que possibilitou a logística necessária para levar os mais de 40 projetos e programas à principal Avenida da região Norte de Londrina.
“As universidades são fundamentais na vida da sociedade, mas muitas vezes as pessoas não visualizam o que este trabalho impacta na vida diretamente. Participar de um evento como este nos proporciona fazer essa conexão, se identificar. Por isso é importante a universidade estar engajada em atividades como essas”, definiu.
Impacto social
Segundo a reitora, além de prestar um serviço beneficiando a comunidade, a ação oportuniza ao estudante uma experiência fundamental, de levar o conhecimento científico, filosófico, artístico e assistência. Ela lembrou ainda a participação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Hospital Universitário (HU) que levaram equipes multidisciplinares de saúde, que sempre provocam grande interesse da população.
“Esse é o momento de fazer esse exercício, de realizar o serviço a partir do que foi construído, demonstrando que é possível transformar a vida das pessoas por meio da ciência”, afirmou ela. De acordo com a reitora, essa participação fecha um ciclo na formação do estudante, que pode compartilhar o conhecimento aprendido na academia.
Os projetos e ações extensionistas que participaram do evento UEL e Sociedade no Dia da Saul Elkind tem relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Instalados em barracas montadas na Saul Elkind, entre às 9 e 14 horas, as equipes foram bastante prestigiadas pela população que participou do evento.
Entre serviços apresentados estiveram avaliação de sinais vitais (medicação de pressão arterial e glicemia), Aromaterapia e Auriculoterapias, prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos (CIATOX), orientações para a prevenção a queimaduras, além de dicas para uma alimentação saudável. Também foram demonstradas Manobras de Reanimação Cárdio Pulmonar (PCR), orientações sobre doações de órgãos e de sangue.
O vice-governador e presidente da Federação do Comércio (Fecomercio-PR), Darci Piana, participou da abertura do Dia da Saul Elkind. Ele destacou que sua presença em Londrina se deu pela entrega da sede do Centro de Inovação do Comércio (CIC), iniciativa pioneira no país, oriunda de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Estadual de Londrina, inaugurado no dia 22 de novembro.
Com o envolvimento de professores e estudantes bolsistas da UEL, o projeto Estruturação e Implementação do Centro de Inovação do Comércio de Londrina atua, desde 2022, no planejamento do espaço físico para promover inovação e possibilitar a integração de mecanismos de auxílio ao empreendedorismo inovador.
O projeto envolve o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. A UEL participa da iniciativa por meio da Fundação Araucária, no repasse de recursos para a aquisição de equipamentos, contratação de serviços, além de bolsas destinadas a atividades de iniciação científica e administrativas junto ao Centro de Inovação.
Reportagem TV UEL:
Darci Piana destacou que o Centro de Inovação do Comércio é uma experiência pioneira no país, que tem o objetivo de apoiar comerciantes, prestadores de serviços e o hub do turismo. Ele lembrou que a cidade conta ainda com a estrutura do Museu do Café e Centro Cultural, no antigo Cadeião da Rua Sergipe e com o Centro de Distribuição Mesa Brasil, que em 2023 forneceu 39 milhões de refeições em todo o estado.
Segundo o vice-governador, o evento da Saul Elkind complementa a ação para movimentar o setor comercial local, que teve início no Rua Sergipe, em setembro passado. Piana destacou a união das entidades com sindicatos patronais para a realização do evento no sábado, com foco na movimentação do comércio local.
Também participaram da abertura do evento os deputados federais, Luiza Canziani (PSD) e Diego Garcia (Republicanos), e o deputado estadual Thiago Amaral (PSD), prefeito eleito de Londrina. Ainda estiveram presentes o prefeito Marcelo Belinati (PP) e demais autoridades municipais, além do Secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani.
O evento Dia da Saul Elkind representa uma parceria da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Acirenor (Associação do Comércio e Indústria da Região Norte de Londrina) e Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), entre outros participantes. A ação integra o Programa Empreender, que divulga pontos comerciais da cidade como Ruas Sergipe e Duque de Caxias.