Estudantes e egressos da UEL apresentam trabalhos em simpósio internacional sobre aquicultura
Estudantes e egressos da UEL apresentam trabalhos em simpósio internacional sobre aquicultura
Pesquisas sobre a tilápia-do-nilo são fruto de projeto de cooperação entre Brasil e Noruega.Resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina, a Embrapa e a Universidade norueguesa Nord, será realizado, entre os dias 3 e 4 de dezembro, o Simpósio I Omics in Aquaculture. Reunindo pesquisadores de diferentes países, o evento, que acontece na cidade de Palmas/TO, também conta com a participação de professores e discentes da UEL, os quais apresentam pesquisas desenvolvidas na área de aquicultura em colaboração com a instituição nórdica.
Em vigência desde 2022, os estudantes que compõem a programação do Simpósio fazem parte do projeto “Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável”, coordenado pelos professores Maria Isabel Mello Martins, do Departamento de Clínicas Veterinárias (CCA), Laurival Antônio Vilas Bôas, do Departamento de Biologia Geral (CCB), Lucienne Garcia Pretto-Giordano, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA). Desde então, uma parcela do grupo teve a oportunidade de desenvolver atividades na Universidade Nord, trabalhos os quais agora serão divulgados no encontro.
As pesquisas atribuídas à UEL são relacionadas à espécie Oreochromis niloticus, popularmente conhecida como tilápia-do-nilo. Dentre os estudos que serão apresentados, a doutoranda na modalidade Sanduíche do Programa de Pós Graduação em Genética da UEL Karine Nicole Siqueira discorre sobre o uso de ferramentas na caracterização de patógenos dos peixes, enquanto Renan José Casarotto Appel, doutorando em Cotutela em Genética e Biologia Molecular, debate a resposta imune e o perfil de metilação após infecção da espécie.
Ainda participam do Simpósio a doutora em Ciência Animal pela UEL Myrian Megumy Tsunokawa Hidalgo, que estuda a criopreservação do DNA em espermatozoides das tilápias e o mestre em Ciência Animal Vinicius Wagner Silva que, por sua vez, pesquisa a influência de diferentes fatores nos parâmetros espermáticos do peixe. Quem também discursa no evento é o professor Jorge Manuel de Oliveira Fernandes, responsável pelo projeto de integração entre os países na Noruega.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.