Alunos da UEL são premiados em evento de Iniciação Tecnológica e Inovação
Alunos da UEL são premiados em evento de Iniciação Tecnológica e Inovação
O EAITI tem como foco a divulgação de trabalhos vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram premiados no 14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava. No evento, realizado entre os dias 28 e 29 de novembro, estudantes da UEL receberam Menção Honrosa e conquistaram o Concurso de Pitch. A edição de 2024 do encontro reuniu 290 trabalhos sobre temas variados e em diferentes áreas.
As menções honrosas foram distribuídas em várias categorias, sendo que na de Ciências Biológicas, o estudante Lucas Gabriel Pires dos Santos conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Desenvolvimento Biotecnológico de Soluções Orais Anti-coronavírus Contendo Ramnolipídeos de Pseudomonas Aeruginosa BM02, Isolada de Área de Mineração da Região Amazônica”. O projeto teve a orientação da professora Lígia Carla Faccin Galhardi, do Departamento de Microbiologia (CCB).
Na mesma categoria, a UEL garantiu também o segundo lugar com a estudante Maria Luíza Biazão, autora do projeto “Desenvolvimento Tecnológico de Gomas Probióticas à Base de Nanocelulose Bacteriana”, cuja orientação foi realizada pela professora Renata Katsuko Takayama Kobayashi.
A estudante Ana Júlia Ribeiro Gaioto dos Santos foi premiada com a terceira colocação em Menção Honrosa na categoria Ciências da Saúde com o estudo “Desenvolvimento de Formulação Farmacêutica de Uso Tópico com Potencial para Tratamento Tópico da Pitiríase Versicolor”, projeto que teve como orientador a professora Audrey Alessandra Stinghen Garcia Lonni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CCS).
Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, a estudante Tiffany Maria Pimenta Silva conquistou o primeiro lugar, recebendo Menção Honrosa com o projeto “Design e Fabricação Digital de Órteses com Uso de Impressão 3D e Tecnologias Afins”. Tiffany foi orientada pelo professor Cláudio Pereira de Sampaio, do Departamento de Design (CECA).
O estudante Marcos Vinicius Espiace foi agraciado com o terceiro lugar na categoria Engenharias pelo trabalho “Sistemas de Comunicação Mimo Massivo Auxiliados por Ris e Aprendizado de Máquinas”. O professor Taufik Abrão, do Departamento de Engenharia Elétrica (CTU), foi o responsável pela orientação do projeto.
Concurso de Pitch
O EAITI ainda contou com o Concurso de Pitch, que consiste em avaliar apresentações objetivas de até cinco minutos sobre projetos e ideias inovadoras. O primeiro lugar foi conquistado pela estudante da UEL Yasmin Dias Vitorino, com o projeto “Desenvolvimento Nanotecnológico de uma Solução Irrigadora à Base de Polímeros de Celulose Bacteriana Incorporado com Nanopartículas de Clorexidina para Descontaminação do Canal Radicular”.
O projeto teve como coautores os seguintes estudantes: Marcelo Maraschin; Maria Luiza Francisconi Lubanco Thomé; Mirian Modesto Sumini; Natália Yukari Kashiwaqui; e Victor Hugo Clébis. Os estudantes foram orientados pelo professor Ricardo Sérgio Couto de Almeida (Departamento de Microbiologia).
EAITI
O EAITI tem como objetivo fomentar a divulgação de trabalhos de Iniciação Tecnológica e Inovação vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Além da UEL, as universidades parceiras no encontro são: Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Unicentro).