Congresso comemora 30 anos do Atlas Linguístico do PR, nesta quinta e sexta-feira

Congresso comemora 30 anos do Atlas Linguístico do PR, nesta quinta e sexta-feira

Atlas do Paraná foi a primeira publicação da professora Vanderci Aguilera considerando Linguística e estudos lexicais.

Pesquisadores de várias Universidades brasileiras se reúnem essa semana em Londrina para o congresso Atlas Linguístico do Paraná 30 anos, que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL. O tema do congresso é “Variação, atitudes linguísticas e ensino nos dados do ALPR”, debatendo a publicação lançada em 1994, pela Editora da UEL (EDUEL), a partir dos estudos desenvolvidos pela pesquisadora Vanderci de Andrade Aguilera, do Departamento de Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, atualmente trabalhando como professora sênior.  

O Atlas do Paraná foi a primeira publicação da professora considerando Linguística, Geolinguística e estudos lexicais. Vanderci também é coordenadora da Regional Paraná do Atlas Linguístico do Brasil, atuando também como Diretora Científica desse Projeto. O Atlas Brasileiro, também um estudo inédito, foi lançado posteriormente, em 1996, como uma radiografia do português falado no Brasil. O livro também foi produzido pela EDUEL, por meio de parceria com 27 universidades brasileiras. Os estudos da professora Vanderci influenciaram diversos pesquisadores da área de linguística em todo o país.

Programação

A conferência de abertura será nesta quinta, a partir das 10h30, no Anfiteatro Maior do CLCH, sobre o tema “Atlas lingüístico do Paraná: o tesouro do inmaterial”, com a professora convidada, Rosário Álvarez Blanco, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).  Na parte da tarde está previsto um debate sobre Dados Fonéticos do Atlas do Paraná com pesquisadores da UEL, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Programação inclui ainda apresentações individuais com pesquisadores da UEL, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Na sexta-feira, o congresso traz debates e comunicações individuais sobre vários temas relacionados à pesquisa sobre linguística e estudos lexicais. A conferência de encerramento está marcada para às 17h desta sexta, com a professora Odete Pereira da Silva Menon, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira a programação completa do congresso no portal oficial do evento.

Leia também