Solenidade marca Jubileu de Ouro do Laboratório de Línguas da UEL
Solenidade marca Jubileu de Ouro do Laboratório de Línguas da UEL
Estratégico para o apoio no processo de internacionalização da UEL, Laboratório oferece aulas de nove idiomas.Fundado em 1974 pelo professor Jean Marie Breton, o Laboratório de Línguas da UEL (Lab Línguas) completa 50 anos de história em 2024. Para comemorar o Jubileu de Ouro do laboratório, que é vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL, professores, acadêmicos, funcionários técnicos administrativos e profissionais da área realizaram uma solenidade alusiva, na noite desta terça-feira (3), na Sala de Eventos do CLCH.
O evento contou com a presença da reitora da UEL, professora Marta Favaro; da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade; da diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Laura Taddei Brandini; da professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL) Telma Gimenez; da vereadora Lenir de Assis (PT); além de chefes de departamentos do CLCH; diretores e diretoras de centros de estudos; docentes e alunos dos cursos de Letras Inglês, Letras Francês, Letras Espanhol.
As professoras Juliana Reichert Assunção Tonelli e Arelis Felipe Ortigoza Guidott, coordenadoras do Lablinguas, organizaram a cerimônia, que teve início pela apresentação de músicos da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), seguida da exibição de vídeo comemorativo mostrando um pouco da história do Laboratório.
Também foi realizada a palestra “De volta para o futuro? Questões sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras”, ministrada pela professora aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Telma Gimenez.
Também presente no evento, a professora Viviane Aparecida Bagio Furtoso, assessora de Relações Internacionais da UEL (ARI), falou sobre “O papel das línguas na internacionalização do Ensino Superior”.
Atendendo mais de 26 mil alunos entre 2000 e 2024, o Laboratório oferece aulas presenciais e remotas de nove idiomas: alemão, espanhol, francês, grego clássico e koiné, inglês, latim, mandarim e português para falantes de outras línguas. Hoje o projeto tem cerca de 100 turmas e em 2024 já atendeu 2221 estudantes de Londrina, região e de outros países
(Estagiário de Jornalismo na COM/UEL).