Solenidade marca Jubileu de Ouro do Laboratório de Línguas da UEL

Solenidade marca Jubileu de Ouro do Laboratório de Línguas da UEL

Estratégico para o apoio no processo de internacionalização da UEL, Laboratório oferece aulas de nove idiomas.

Fundado em 1974 pelo professor Jean Marie Breton, o Laboratório de Línguas da UEL (Lab Línguas) completa 50 anos de história em 2024. Para comemorar o Jubileu de Ouro do laboratório, que é vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL, professores, acadêmicos, funcionários técnicos administrativos e profissionais da área realizaram uma solenidade alusiva, na noite desta terça-feira (3), na Sala de Eventos do CLCH.

O evento contou com a presença da reitora da UEL, professora Marta Favaro; da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade; da diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Laura Taddei Brandini; da professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL) Telma Gimenez; da vereadora Lenir de Assis (PT); além de chefes de departamentos do CLCH; diretores e diretoras de centros de estudos; docentes e alunos dos cursos de Letras Inglês, Letras Francês, Letras Espanhol.

As professoras Juliana Reichert Assunção Tonelli e Arelis Felipe Ortigoza Guidott, coordenadoras do Lablinguas, organizaram a cerimônia, que teve início pela apresentação de músicos da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), seguida da exibição de vídeo comemorativo mostrando um pouco da história do Laboratório.

Também foi realizada a palestra “De volta para o futuro? Questões sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras”, ministrada pela professora aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Telma Gimenez.

Professora Telma Gimenez. Foto: André Ridão/Agência UEL).

Também presente no evento, a professora Viviane Aparecida Bagio Furtoso, assessora de Relações Internacionais da UEL (ARI), falou sobre “O papel das línguas na internacionalização do Ensino Superior”.

O Lab Línguas foi fundado pelo professor Jean Marie Breton em 1974, três anos após o reconhecimento da Instituição pelo Ministério da Educação. (Foto: André Ridão/Agência UEL).

Atendendo mais de 26 mil alunos entre 2000 e 2024, o Laboratório oferece aulas presenciais e remotas de nove idiomas: alemão, espanhol, francês, grego clássico e koiné, inglês, latim, mandarim e português para falantes de outras línguas. Hoje o projeto tem cerca de 100 turmas e em 2024 já atendeu 2221 estudantes de Londrina, região e de outros países

(Estagiário de Jornalismo na COM/UEL).

Leia também