UEL amplia modernização dos portais da instituição com 58 novos sites para os departamentos

UEL amplia modernização dos portais da instituição com 58 novos sites para os departamentos

Projeto de modernização dos portais facilita o acesso à informação e proporciona o funcionamento de forma integrada.

A fim de promover a atualização de sua interface digital e facilitar o acesso aos internautas, a Universidade Estadual de Londrina, por meio de ação conjunta entre a Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), disponibiliza a versão reformada das páginas dos departamentos. Parte do projeto de modernização dos portais, a mais nova revisão vem seguida da atualização dos sites dos cursos de graduação, entregue no mês de julho, e o novo portal da instituição, concluído em outubro. Ainda são previstas alterações para os demais portais, de maneira a integrar os diversos setores da Instituição.

Resultado de um trabalho coletivo de três meses, ao todo, foram disponibilizados 58 sites referentes a cada um dos departamentos. Dentre as melhorias, a renovação oferece um acesso mais rápido às informações e facilita a integração entre os portais da UEL, conectando-os à página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e possibilitando a realização de atualizações automáticas. Na frente visual, as páginas foram padronizadas e modernizadas, também contribuindo para a fácil compreensão de informações. 

Na busca de preservar o padrão estabelecido para as páginas, os chefes de departamento agora passam a assumir a função de editores, de forma que podem modificar textos e adicionar informações, mas são restringidos a realizar maiores alterações. Nesse sentido, o sistema possui plugins eficientes que auxiliam mudanças nas páginas sem, no entanto, interferir no layout designado. Para adicionar novos recursos que atendam às especificidades de um departamento, os responsáveis devem enviar solicitações para o e-mail suportesites@uel.br.

De acordo com a servidora Deise Mari Steiner, responsável pelo projeto de modernização, a importância da iniciativa é garantir a distribuição de informações e atender as demandas da comunidade. Para ela, a principal dificuldade encontrada no sistema anterior era a falta de delimitação entre cursos e departamentos, prejudicando a compreensão dos visitantes. Ela ainda menciona a forma como mecanismos como o Repositório Institucional da UEL (RIUEL) contribuem na organização dos recursos que a Universidade oferece.

Segundo Deise, o cronograma de alterações nos sites da UEL é pautado pela necessidade e procura pelas páginas. Em 2025, já são esperadas renovações para o portal da pós-graduação, no entanto também são previstos o desenvolvimento de páginas para os órgão suplementares e de apoio, laboratórios da UEL, além da integração de espaços dedicados ao Portal da Transparência e ao Núcleo de Integridade e Compliance.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também