Evento reúne egressos e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Evento reúne egressos e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Encontro organizado por estudantes acontece desde 2020 e está na sua terceira ediçãoO Encontro de Estudantes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (EPECEM) teve a sua terceira edição realizada esse ano, no último dia 5 de dezembro, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O tema deste ano foi “Fortalecendo Ações e Ampliando Horizontes na Pesquisa”, com foco na reflexão sobre a atuação dos egressos, problematização de relatos e experiências no programa de doutorado sanduíche no exterior e na autoavaliação das experiências desenvolvidas no programa por meio de mesas redondas e palestras.
Para a mesa de abertura, a professora Ivanise Maria Rizzatti, coordenadora da área de Ensino da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes), foi convidada juntamente com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos e docente do PECEM. Após a programação de debates, os participantes foram convidados para um jantar comemorativo.
A coordenadora do PECEM e docente do Departamento de Matemática da UEL, Pamela Emanueli Alves Ferreira, destaca que o evento já se tornou uma tradição, permitindo que estudantes, egressos e docentes do PECEM compartilhem experiências e abordem o impacto do programa nas suas vidas profissionais.
Ao lado da vice-coordenadora e docente do Departamento de Química da UEL, Fabiele Cristiane Dias Broietti, ela lembra que o encontro do ano passado resultou na publicação do livro “PECEM: 20 anos de pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Matemática”.
Já em 2020, o I EPECEM precisou ser realizado de forma totalmente remota em razão da pandemia. Nesta ocasião, egressos apresentaram suas atuações profissionais; discentes compartilharam questões relacionadas às pesquisas em desenvolvimento e o impacto da COVID-19, e a programação contou com palestras com pesquisadores do programa e de outras instituições nacionais e internacionais.
Aprovado em 2001 pela Capes em nível de Mestrado Acadêmico, o PECEM foi o primeiro da UEL a alcançar o conceito 7 na Avaliação Quadrienal da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016. Em seguida, consagrou-se como o único da área a permanecer com conceito mais alto entre as universidades de todo o País no quadriênio 2017-2020.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.