Estudantes e professores participam de lançamento do PIBID 2024, neste sábado

Estudantes e professores participam de lançamento do PIBID 2024, neste sábado

Nesta edição o programa oferecerá 843 bolsas, sendo 720 para estudantes de iniciação à docência; 90 para professores da educação básica e 33 para professores da UEL

Estudantes e professores dos 15 cursos de licenciatura participam neste sábado (14) do Encontro de Lançamento do Pibid UEL Edição 2024, que marca a abertura oficial das atividades do programa que tem o objetivo de aprimorar a formação de professores durante o processo formativo. O encontro começa a partir das 8h, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), e contará com a participação da reitora, professora Marta Favaro, e da Pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho.

A programação inclui um debate com a equipe gestora do Pibid UEL, formada pelos professores Marcelo Alves de Carvalho (Departamento de Física), Pamela Emanueli Alves Ferreira (Departamento de Matemática) e Vladimir Moreira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas). O tema da discussão será “A Importância do Pibid na Formação Inicial e Continuada de Professores”.

Segundo o professor Marcelo de Carvalho, coordenador do Pibid UEL, o programa desenvolve atividades com foco na formação de professores, por meio de financiamento pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A iniciativa complementa a formação inicial do estudante, por meio da integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.

Trajetória

O Pibid teve início na UEL em 2009 e se consolidou entre as licenciaturas. Nesta edição 2024, o programa oferecerá 843 bolsas, sendo 720 para estudantes de iniciação à docência; 90 para professores da educação básica e 33 para professores da UEL, que coordenam as atividades.

O professor Marcelo destaca que, além de ser o maior programa de bolsas da UEL, é também o maior Pibid de todo o Estado do Paraná. “Esse fato evidencia a importância e o comprometimento da universidade no cenário estadual de formação de professores”, sublinha.

Ainda de acordo com o professor, uma novidade esse ano é a incorporação do Programa de Residência Pedagógica junto ao Pibid. Com isso, o programa contemplará todos os estudantes matriculados nos cursos de licenciatura presencial, do primeiro até o último ano. Com isso o acadêmico poderá permanecer no programa, com bolsa, ao longo de todo o curso de licenciatura, até a colação de grau.

Leia também