Projeto que une UEL e Universidade de Genebra busca ensinar idiomas para crianças por meio da literatura infantil
Projeto que une UEL e Universidade de Genebra busca ensinar idiomas para crianças por meio da literatura infantil
Projeto completou um ano e apresentará os resultados parciais em janeiro, em Portugal.Desenvolvido desde 2023, o projeto de pesquisa “Ensino de Línguas Adicionais Para Crianças com Base em Gêneros Textuais Organizado em Torno do Dispositivo Sequência Didática: Proporções de Adaptações”, coordenado pela professora Juliana
Tonelli, docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH), tem como foco o uso de Sequencias Didáticas a partir da literatura infantil, com o objetivo de promover o ensino de línguas, como o inglês, para alunos na Educação Infantil.
O projeto é uma parceria entre a UEL e o Programa de Investigação em Engenharia Didática: Conhecimento Linguístico, Mediação Educacional e Ensino (GRAFE-PRISME), coordenado pela professora Glaís Sales Cordeiro, professora de didática do francês na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça.
Ao longo de 2023, as atividades, voltadas para a língua inglesa, foram
realizadas no contexto real de salas de aula no Centro de Educação Infantil da UEL e, em 2024, as alunas do 3º ano de letras inglês estão dando continuidade e
aprimorando a proposta.
Os resultados parciais serão apresentados pelas professoras coordenadoras
no 8º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que será
realizado em janeiro de 2025 em Lisboa, Portugal. Programado para ocorrer entre os dias 22 e 24 de janeiro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, o encontro acadêmico terá como tema “Do social ao linguístico e retorno(s): textos, língua e desenvolvimento”.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.