Agente de Transparência da UEL recebe reconhecimento da Controladoria Geral do Estado

Agente de Transparência da UEL recebe reconhecimento da Controladoria Geral do Estado

Docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (CCS), Décio Sabbatini já ocupou o cargo de vice-reitor da UEL

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Estadual de Londrina foi reconhecida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) como uma instituição pública eficiente na garantia do direito dos cidadãos de acompanhar e fiscalizar os seus gastos públicos, bem como o cumprimento dos seus objetivos e metas. O reconhecimento da CGE foi concedido à UEL no 2º Congresso de Governança Pública e 3ª Semana de Ouvidoria, no início deste mês, em Curitiba, por meio da entrega da placa comemorativa ao Agente de Transparência da Universidade, professor Décio Sabbatini Barbosa, agente destaque do ano de 2024. Barbosa é docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (CCS) e ocupou o cargo de vice-reitor da UEL na gestão 2018-2022.

De acordo com a Controladoria Geral do Estado (CGE), as publicações no Portal da Transparência, a participação em reuniões e a realização de capacitações foram fatores que influenciaram na escolha dos destaques nesta categoria. Além do professor Décio, também receberam a placa comemorativa Evanize Scheleider, da Secretaria da Educação; e Louisie Caroline de Pascoal, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação Celepar.

“A premiação é dada ao servidor e ao gestor, porque entendemos que o apoio da alta administração é essencial para que eles realizem um bom trabalho”, disse a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, durante o evento, realizado no auditório do Canal da Música. 

Servidores que atuam como agentes de Transparência receberam o reconhecimento durante o 2º Congresso de Governança Pública e 3ª Semana de Ouvidoria. (Foto: Gabrielly Pontes/AEN).

Para chegar ao resultado, a CGE reconhece a atuação dos servidores em três categorias: Administração Direta; Autarquias; Empresas e Serviço Social Autônomo. Essa divisão foi estabelecida porque cada categoria tem rotinas próprias. Para a escolha dos vencedores, foi realizada a votação entre pares, considerando-se também o total de horas de treinamento cursadas. Além desses critérios, cada coordenadoria da CGE estabeleceu outros indicadores para a avaliação, como proatividade, comprometimento e cumprimento de metas.

Para o Controle Interno também foram levados em consideração os relatórios apresentados e se a prestação de contas do órgão ou entidade foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nesta área, se destacaram Michele Lorelei Martins, da Secretaria da Saúde; Marta Kaiser dos Reis, do Instituto Água e Terra (IAT); e Simone Yoko Amorim, do Palco Paraná.

Em Ouvidoria, foi considerado o desempenho e engajamento do agente, além da promoção de reuniões e palestras. Os destaques foram Lais Alves Ventura, da Secretaria de Estado da Saúde; Jeanize Aparecida de Franca Barbosa, do Departamento de Estradas de Rodagem; e Louisie Caroline de Pascoal, da Celepar.

O agente de Integridade e Compliance coordena os núcleos que comportam os agentes das outras áreas. Eles também foram avaliados pela qualidade do serviço entregue e comprometimento em fazer o monitoramento da gestão de riscos junto à administração do órgão ou entidade. Foram premiados Fernanda Bertoldi, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Bruna Marcondes de Oliveira Reimann, do Detran-PR; e Daniel Kravetz, da Paranáprevidência.

“Essa premiação visa reconhecer aqueles que fazem a diferença no serviço público, se destacando nas áreas de atuação da CGE em órgãos e entidades do Estado”, explicou Leticia Ferreira da Silva.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias – AEN).

Leia também