Alunos de Jornalismo e Relações Públicas atuam na comunicação da ExpoLondrina 2025
Alunos de Jornalismo e Relações Públicas atuam na comunicação da ExpoLondrina 2025
Ao todo, 48 estudantes do Departamento de Comunicação da universidade atuam nas produções jornalísticas, relacionamento com a imprensa e gestão dos eventos.Graduandos em Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão responsáveis pelas ações de comunicação no espaço Via Rural Smart Farm, na ExpoLondrina 2025. Ao todo, 48 estudantes do Departamento de Comunicação da universidade atuam nas produções jornalísticas, relacionamento com a imprensa e gestão dos eventos.
A pró-reitora de Extensão da UEL, professora Zilda Andrade, é a coordenadora geral dos trabalhos de Comunicação na Via Rural Smart Farm. “É uma oportunidade importante para que os estudantes se envolvam em ações práticas que possuem impacto direto na sociedade”. Zilda Andrade é professora do curso de Relações Públicas, coordenado atualmente pela professora Íris Yae Tomita, que também atuará na coordenação dos 19 alunos do curso durante os trabalhos na ExpoLondrina.
Os estudantes de RP participam diretamente nos trabalhos de relacionamento e organização dos eventos da Via Rural Smart Farm, que vão ocorrer em diversos recintos e pavilhões. “Ao todo, vamos atuar em dez eventos diretamente, desde assessoramento, planejamento, coordenação, recepção, cerimonial e controle”, explica a professora Zilda Andrade.

Jornalismo
Para o professor Heron Heloy, do curso de Jornalismo da UEL, “o projeto é uma ótima forma dos estudantes se desenvolverem em diferentes áreas da Comunicação como rádio, vídeo, mídias digitais e assessoria de imprensa. O que observamos, historicamente, é que alunos que participam de projetos de extensão e atividades práticas como essas, acabam se inserindo com mais tranquilidade no mercado de trabalho, fruto da experiência que ganham e também da rede de contatos que fazem.”
O curso de Jornalismo da UEL, coordenado pelo professor Ayoub Hanna Ayoub, terá 29 estudantes, entre todos os anos da graduação, que vão se revezar nos dias da Exposição com trabalhos de apuração de informações, entrevistas, redação, fotografia e vídeo e edição de material jornalístico.

“Estamos responsáveis por atender tanto os veículos de comunicação internos da UEL, como também a imprensa local e regional de Londrina. Nas últimas semanas fizemos contatos importantes junto às emissoras de televisão locais para que possam contar com o material que iremos produzir e iremos enviá-los também para portais, jornais e redes sociais. Desta forma, o aluno aprende, com a supervisão dos professores, a atuar em todas as etapas de cobertura de um evento desta porte”, explica o professor Roberto Mancuzo, do curso de Jornalismo da UEL.
A cobertura jornalística da Via Rural Smart Farm conta ainda com um programa especial na Rádio UEL 107.9 FM, que vai ao ar de segunda a sábado ao meio-dia, também feito pelos próprios alunos. “Mais uma vez, agradecemos a parceria com a Rádio UEL, em especial nas figuras do Jersey e do Edyr, diretores de programação e geral da UEL FM, respectivamente. Falar da Via Rural e da Expo Londrina para os ouvintes é falar de toda a riqueza agrícola e pecuária que nossa região possui e que às vezes nem nos damos conta. Vamos trazer ao longo dos 10 dias de Feira essa cobertura com o jeito e a credibilidade do jornalismo da UEL FM”, explica o professor Heron Heloy, que será o coordenador e apresentador do programa.
Via Rural Smart Farm
A Via Rural Smart Farm, antiga Fazendinha, é um espaço tradicional na ExpoLondrina para demonstração dos projetos de pesquisa, ensino e extensão no campo agropecuário que são desenvolvidos tanto Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) como da Universidade Estadual de Londrina.
As áreas temáticas nas quais a UEL irá expor os projetos, ações e serviços são: Manejo de Solos e Água; Empresas Juniores oferecendo consultoria nas áreas de agronomia, zootecnia e veterinária; Agricultura Sustentável e Biodiversidade; Biodiversidade de Insetos e Abelhas sem Ferrão; Vetores, Arboviroses e Animais Peçonhentos; Agroecologia e Horta-Escola; Aquicultura e Bovinocultura.
Segundo a Sociedade Rural do Paraná, que organiza a ExpoLondrina, a estimativa de visitantes na Via Rural é de 240 mil pessoas, e se contar com o alcance digital da feira o número pode ultrapassar 50 milhões de usuários. Entre os visitantes estão o público geral da exposição e também alunos de escolas públicas e privadas.
