Secretário Aldo Bona e reitora Marta Favaro cumprem agenda na ExpoLondrina

Secretário Aldo Bona e reitora Marta Favaro cumprem agenda na ExpoLondrina

Participação da UEL na Expolondrina busca evidenciar o trabalho da comunidade universitária aos visitantes do evento, um dos maiores do PR

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Aldo Bona, juntamente com a reitora da UEL, professora Marta Favaro, cumpriram agenda da tarde desta terça-feira (8), na ExpoLondrina 2025, que prossegue até o próximo dia 13 de abril, no parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, apresentando novidades do agronegócio, entretenimento, serviços e tecnologias inovadoras no campo. A visita teve o objetivo de acompanhar de perto o trabalho realizado por estudantes, professores e servidores da UEL na Via Rural Smart Farm e no HU – Espaço Cuidar, que representam a participação da comunidade universitária na exposição.

A agenda teve início com uma entrevista ao vivo no estande da Rádio Paiquerê (91,7 MHZ) montado no parque para a cobertura dos eventos da feira. O professor Aldo Bona detalhou números do sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná, que reúne as sete Universidades Estaduais, que agregam mais de 800 mil estudantes, distribuídos em mais de 400 cursos de graduação.

Segundo detalhou o secretário, em 2024 o orçamento do sistema de ciência paranaense chegou à marca dos R$ 579 milhões, a partir da aplicação de 2% integrais da receita tributária anual, excluindo a folha de pagamento. Com isso o investimento nas Universidades teve maior incremento nos últimos dois anos, a partir da Lei nº 21.354/2023, que restabeleceu os percentuais de aplicação do orçamento. De acordo com o secretário, a mudança fortaleceu as universidades e demais instituições de pesquisa, com foco no desenvolvimento socioeconômico.

A reitora Marta Favaro explicou que a participação na ExpoLondrina busca evidenciar o trabalho da comunidade universitária aos visitantes. Ela destacou a grande participação de alunos da rede pública e particular, que visitam a Expolondrina, principalmente nos dias de semana, e que têm oportunidade de conhecer projetos acadêmicos, apresentado pelos estudantes da UEL. “Entendemos que esse contato pode ser um importante impacto na vida destas crianças”, completou.

Além de concederem entrevista, secretário e reitora fizeram uma visita à diretoria da Sociedade Rural do Paraná, sendo recebidos pelo presidente da entidade, Marcelo Janene El-Kadre. Também participou da visita o prefeito de Londrina, Thiago Amaral, acompanhado de diretores da Cia Cacique de Café Solúvel, a maior exportadora brasileira de café solúvel. A empresa é pioneira no setor. A torrefadora de Londrina entrou em operação em 1966, como a primeira indústria brasileira de café solúvel para exportação do país.

ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-6
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-7
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-8
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-1
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-2
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-4
ALDO BONA E MARTA FAVARO VISITAM EXPOLONDRINA 2025-3
previous arrow
next arrow


Unidades expositivas

Os estandes montados na Via Rural Smart Farm, em  parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), apresentam projetos, ações e serviços relacionados a manejo de Solos e água, o trabalho das Empresas Juniores que oferecem consultoria sobre agronomia, zootecnia e veterinária, agricultura sustentável e biodiversidade. Os estandes trazem ainda projetos destacando a importância da diversidade dos insetos; vetores, arboviroses, animais peçonhentos e agroecologia

Já no HU – Espaço Cuidar, os visitantes participam de uma programação orientada para a inovação, educação em saúde e o cuidado. O espaço estará localizado na Praça do HU, perto da entrada principal do Parque Ney Braga. Estudantes e professores oferecem informações sobre saúde e prevenção, para esclarecer dúvidas sobre saúde, inclusive através de demonstrações interativas.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.