Assembleia Legislativa reconhece atuação de pesquisadores e da Administração da UEL
Assembleia Legislativa reconhece atuação de pesquisadores e da Administração da UEL
Homenagem integrou edição da Assembleia Itinerante, que trouxe a Londrina deputados para sessões plenárias e reuniõesA Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) homenageou nesta quinta-feira (10) três pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, além da reitora Marta Favaro, durante sessões realizadas dentro da programação da Expolondrina 2025, no parque Governador de Exposições Governador Ney Braga. As sessões integraram a 21ª edição da Assembleia Itinerante, projeto de interiorização do Legislativo do Paraná, que trouxe a Londrina diversos deputados para sessões plenárias e reuniões com lideranças locais sobre demandas da região.
Na manhã desta quinta-feira a Assembleia homenageou lideranças do agronegócio, que se destacaram em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento regional. A sessão foi realizada na Casa do Criador, e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), e do deputado Tercilio Turini (MDB), que coordenaram a cerimônia. Da UEL, os homenageados foram os professores Amauri Alfieri (Departamento de Medicina Veterinária Preventiva), Caio Abércio da Silva (Departamento de Zootecnia) e Maurício Ursi Ventura (Departamento de Agronomia).
O professor Amauri tem reconhecida atuação na área de Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Doenças Infecciosas e Virologia Animal. É também coordenador do INCT da Cadeia Produtiva do Leite, que conta com investimento de importantes fundações de fomento como Capes, CNPq e Fundação Araucária, além do Laboratório de Virologia Animal, que tem reconhecimento inclusive fora do país.

Caio Abércio tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Manejo de Suínos e foco na avaliação de alimentos, uso de aditivos, manipulação do desenvolvimento e qualidade da carcaça e da carne suína. É membro efetivo do Curso de Pós-graduação em Ciência de Alimentos, com mais de uma centena de artigos publicados. É pesquisador em produtividade do CNPq desde 2009.
Já o professor Maurício Ventura coordena o núcleo “Paraná Mais Orgânicos” que desenvolve atividades para capacitação de agricultores familiares para produção e certificação orgânica. Professor na graduação e pós-graduação, integra projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão buscando soluções sustentáveis para a agricultura. É ainda coordenador do Núcleo de Agroecologia (NEAGRO) da UEL.
Sessão de homenagens – já reitora da UEL, Marta Favaro, foi homenageada durante concorrida sessão que reuniu centenas de autoridades e convidados, na noite desta quinta, no recinto Horácio Sabino Coimbra. A iniciativa do reconhecimento partiu do deputado Evandro Araújo, considerando a atuação da professora Marta a frente da Universidade.

Além da reitora, o requerimento de homenagem do deputado incluiu a Associação Mãos Estendidas; Associação de Capoeira de Ibiporã; Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais de Ibiporã; Centro Social Coração de Maria e a ex-diretora superintendente do HU da UEL, atual Secretária de Saúde de Londrina, Vivian Feijó.