Novos Residentes Técnicos são recepcionados no primeiro dia de atividades
Novos Residentes Técnicos são recepcionados no primeiro dia de atividades
Programa oferece formação continuada nas Universidades e nos demais órgãos do governo para egressos recém-formados com curso de Pós-graduação Lato Sensu e atividades teórico-práticasOs 15 selecionados da 5ª Edição da Especialização em Gestão Pública, vinculada ao Programa de Residência Técnica do Paraná (Restec), iniciaram nesta quinta-feira (14) as atividades do programa, que une ensino, pesquisa e extensão. O programa de residência técnica oferece formação continuada nas Universidades paranaenses e nos demais órgãos do governo para egressos recém-formados com curso de Pós-graduação (Lato Sensu) e atividades teórico-práticas. A coordenação é da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), responsável pelo pagamento das bolsas. Nesta 5ª edição estão sendo oferecidas 493 vagas para recém-formados em várias áreas do conhecimento.
Os selecionados para o programa na UEL se reuniram nesta manhã, na Sala dos Conselhos, no Campus, com representantes da Administração e com os tutores – profissionais responsáveis pelas atividades dos residentes. O objetivo foi repassar as orientações sobre o efetivo cumprimento da carga horária de 30 horas semanais, critérios para avaliação da produção (relatórios) e o calendário acadêmico da Universidade para o ano letivo 2025.
Se dirigindo aos novos profissionais, a reitora Marta Favaro lembrou que é importante que os residentes mantenham ânimo no desempenho de suas funções, uma vez que a formação em gestão pública prevê o foco nas atividades, nos serviços públicos. Este ano os profissionais selecionados para a UEL são das áreas de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Comunicação. Eles deverão atuar nas Pró-reitorias e em determinadas unidades da Universidade como a Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Procuradoria Jurídica (PJU).
De acordo com o edital de seleção, além do trabalho nos órgãos públicos, o programa prevê o desenvolvimento de atividades junto à Especialização em Gestão Pública (na modalidade de educação a distância) por um período de 24 meses, totalizando 480 horas, incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso em forma de artigo, monografia ou projeto de intervenção.