TV UEL lança série de entrevistas sobre a Doença de Parkinson

TV UEL lança série de entrevistas sobre a Doença de Parkinson

Série mostra experiências de pacientes acompanhados pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), do Departamento de Fisioterapia da UEL

A TV UEL apresenta a partir deste mês uma série de entrevistas com pessoas que vivem com a Doença de Parkinson e são acompanhadas pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN) da UEL, coordenado pela professora Suhaila Smaili, do Departamento de Fisioterapia. A produção tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a doença a partir de relatos, mostrando os desafios, o enfrentamento e a importância do cuidado multiprofissional.

A equipe da TV UEL entrevistou quatro pacientes com o diagnóstico da doença e que compartilharam experiências marcadas por superação e resiliência. Os episódios também destacam o papel fundamental do projeto GPFIN UEL, que oferece atendimento gratuito e interdisciplinar a pessoas com Parkinson, contribuindo para a melhora da mobilidade, da autonomia e da qualidade de vida.

O Parkinson é uma doença neurológica crônica e progressiva. Apesar de ainda não existir cura, atualmente há tratamentos eficazes que oferecem qualidade de vida para quem convive com a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 8,5 milhões de pessoas vivam com Parkinson no mundo. No Brasil, os números superam os 200 mil casos diagnosticados. Os principais sintomas incluem tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações no equilíbrio, além de possíveis manifestações cognitivas e emocionais.

Confira o primeiro episódio da série Parkinson com Georges Garcia, dentista londrinense que compartilhou sua história com a doença:

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4Z2gz9HFQYs

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.