Cine Diversidade exibe “Alguém avisa?”, no Sesc Cadeião Cultural nesta sexta

Cine Diversidade exibe “Alguém avisa?”, no Sesc Cadeião Cultural nesta sexta

Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa com as participações de Marcielly Moresco Cibele Chacon, e mediação de Karla Teles.

O Cine Diversidade, ação vinculada ao Projeto de Extensão “Entretons: Disrupturas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”, exibe nesta sexta-feira (23), às 19h, no Sesc Cadeião, a comédia romântica “Alguém Avisa?” (2020), da atriz e diretora norte-americana Clea DuVall. Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa com as participações da professora da UEL e pesquisadora Marcielly Moresco (Departamento de Comunicação) e da jornalista e pesquisadora Cibele Chacon, com mediação da estudante de Jornalismo professora da educação infantil Karla Teles. O Sesc Cadeião fica na rua Sergipe, 52 (Centro) e a entrada é gratuita.

“Alguém Avisa?” (Clea DuVall, 2020) conta a história de Abby (Kristen Stewart), que se prepara para pedir Harper (Mackenzie Davis) em casamento durante as férias natalinas. No entanto, Abby descobre que Harper ainda não se assumiu para seus pais conservadores, que são candidatos a prefeito. Abby é convidada para passar o Natal com a família de Harper, mas ela não se apresenta como namorada, e sim como amiga. A partir daí, Abby começa a questionar o que sabia sobre Harper e o relacionamento delas, com diversos imprevistos ameaçando o que construíram.

Em resumo, o filme aborda as dificuldades de se assumir e a pressão social, mostrando a importância da honestidade e da comunicação em um relacionamento, dentro da história de um casal que se prepara para o casamento e o Natal, mas enfrenta um grande desafio na apresentação de Abby como namorada para a família de Harper. Confira o trailler do filme ao final da reportagem.

O coordenador do projeto Entretons, o professor do Departamento de Comunicação da UEL Regis Moreira, destaca que a exibição é uma oportunidade sensível de reflexão sobre os desafios de viver e expressar o amor em meio à pressão social e ao medo da rejeição, ao mesmo tempo em que se valoriza a importância da aceitação e da honestidade nos relacionamentos. Isso porque o filme revela com delicadeza e humor as tensões enfrentadas por pessoas LGBTQIAPN+ que ainda precisam esconder quem são diante de familiares conservadores, mostrando como a comunicação e o acolhimento são fundamentais para a construção de vínculos mais verdadeiros e humanos.

Roda de Conversa

Após a sessão haverá Roda de Conversa com a ativista feminista, Relações Públicas e Pedagoga, doutora em Educação e Estudos de Gênero, professora do Departamento de Comunicação da UEL, Marcielly Moresco; e com a jornalista e mestranda em Comunicação pela UEL, onde estuda filmes dirigidos por mulheres sobre a ditadura militar no Brasil, Cibele Chacon. Apaixonada por cinema, Cibele participou por três anos do programa Cine CBN e colaborou como crítica em diversos portais. A mediação do debate será feita pela estudante de jornalismo da UEL e professora da educação infantil, Karla Teles.

Cine Diversidade

O Cine Diversidade é uma ação do Projeto de Extensão da UEL “Entretons: Disrupturas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”, integrante do grupo de pesquisa e extensão “Entretons” e da DECO – Decolonialidade na Comunicação. A ação exibe mensalmente filmes queers, seguidos de rodas de conversa, abertas a todas as pessoas da cidade e região, que possibilitem uma troca sobre questões antimachistas, antirracistas, anticapacitistas e anticoloniais. O queer aqui é compreendido de forma ampla, enquanto corpos não valorados pela sociedade capitalista e neoliberal.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.