Ernest Cole – Achados e Perdidos entra em exibição no Ouro Verde

Ernest Cole – Achados e Perdidos entra em exibição no Ouro Verde

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Ouro Verde e todos os interessados pagam R$10,00.

Gabriel Chungara*

Agência UEL


O Cine Teatro Ouro Verde exibe nos dias 7, 8 e 9 de julho o filme “Ernest Cole – Achados e Perdidos”, que aprofunda os espectadores na jornada do fotógrafo sul-africano Ernest Cole (1940 – 1990), pioneiro na exposição dos horrores do apartheid para o mundo. O longa vencedor do prêmio “Golden Eye” no Festival de Cannes, conta com a direção de Raoul Peck e será exibido em dois horários diferentes, às 16h e às 19h30.

Narrado por LaKeith Stanfield, o filme conta a história do ativista e traz para a tela sua raiva diante do silêncio do mundo ocidental frente aos horrores do regime do apartheid, que foram retratados em seu livro “House of Bondage”, publicado em 1967, quando Cole tinha 27 anos de idade. Por conta de seu conteúdo, o livro foi a principal causa do exílio imposto a Cole, que foi obrigado a passar o resto de seus dias em Nova York e na Europa.

O filme também retrata como foram encontrados 60.000 negativos de Cole num cofre de um banco sueco. A descoberta, feita em 2017, foi significativa para enriquecer o trabalho feito por Cole, pois revelou um acervo de trabalhos originais considerados perdidos por muitos anos.

Raoul Peck, cineasta e ex-ministro da cultura do Haiti, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário por conta de “Eu Não Sou Seu Negro”, no ano de 2017, e possui no longa sobre Cole “um testemunho poderoso”, segundo a critica feita pelo Deadline. A mesma crítica acrescenta: “O filme de Peck é um tributo necessário que garante que as contribuições de Ernest sejam reconhecidas e lembradas por gerações”.

Já a crítica feita pelo Screen Daily aponta: “Editado e estruturado de forma eloquente, Ernest Cole, Achados e Perdidos torna-se tanto uma elegia comovente para o fotógrafo quanto uma espécie de mistério”, e também valoriza os negativos de 35mm presentes na obra e os descreve como “cápsulas do tempo de momentos específicos da história da cidade de Nova York — de desfiles a cenas cotidianas de rua — e um olhar revelador sobre o crescimento criativo de Cole e seu declínio mental”.

Ingressos

Os ingressos estão disponíveis para compra na bilheteria no Cine, localizado na Rua Maranhão, nº. 85, no Centro de Londrina. Além disso, durante a exibição todos pagam meia-entrada, no valor de R$ 10.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.