Pesquisa investiga aspectos das interações sociais no contexto da educação musical escolar
Pesquisa investiga aspectos das interações sociais no contexto da educação musical escolar
A pesquisa em andamento busca compreender como o ensino de música influenciou nas interações sociais em uma escola pública de LondrinaA pesquisa “Interações Sociais no Contexto da Educação Musical Escolar: um estudo de caso em uma escola pública de Londrina, Paraná” foi apresentada no “18th International Conference on Music Perception and Cognition” (ICMPC), que é o maior evento sobre percepção e cognição musical do mundo e aconteceu entre os dias 21 e 25 de julho na capital paulista. Um dos trabalhos que foram apresentados no evento, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, foi a pesquisa de mestrado de João Rafael Pimentel Colavin, graduado em Psicologia pela UEL e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPEDU). Seu trabalho investiga os efeitos do ensino de música no contexto educacional.
Em andamento, o trabalho é desenvolvido sob a orientação de Leandro Augusto dos Reis, que é professor do Departamento de Música e Teatro (CECA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de ser o responsável pelo grupo de pesquisa TRIADE, no qual Colavin também faz parte. Os estudos promovidos pelo grupo também visam compreender as relações entre música e aprendizado.
A parte da pesquisa que foi apresentada no ICMPC demonstra que os principais estudos sobre as relações entre música e aprendizado são recentes e sinalizam a influência positiva que o ensino de música pode ter nas interações entre aluno e professor na sala de aula, conforme descrevem os autores pesquisados por Colavin.
“No campo da educação musical, a interação que se estabelece entre o aluno e o professor é particularmente importante (Davidson et al, 1998). Lehmman et al. (2007) afirmam que os alunos com melhor desenvolvimento musical consideram que construíram com o professor uma boa interação e tecem bons adjetivos sobre ele, por exemplo, amigável e encorajador, enquanto em casos de desistência do estudo musical, os alunos classificam a interação com o professor como ruim e tecem adjetivos negativos sobre ele, como frio e hostil”.
A pesquisa vem sendo desenvolvida com alunos do Colégio Cívico-Militar Barão do Rio Branco, Zona Sul de Londrina, e devem abrir novas perspectivas para pesquisas futuras neste campo específico.
Pós-graduado em Educação Musical, Colavin abrange duas áreas de pesquisa em seus trabalhos: Cognição Musical e Psicologia da Música, áreas que exploram as interações entre a música e a mente humana. Embora sejam próximas, a área da Cognição Musical é um campo de estudos relativamente novo e por isso, pesquisas incluídas nessa área viabilizam uma nova compreensão sobre o assunto. No caso do trabalho em desenvolvimento por João Colavin e Leandro Augusto dos Reis, é permitido também, um aprofundamento na análise sobre as relações músico-pedagógicas.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)