Programa oferece cursos de sete idiomas gratuitamente
Programa oferece cursos de sete idiomas gratuitamente
Até às 12h desta segunda-feira, toda a comunidade acadêmica da UEL pode preencher gratuitamente as mais de 4.750 vagas para os cursos (on-line) de sete idiomas diferentes, ofertados pela Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF), na qual a Universidade faz parte desde 2023. A duração dos cursos varia entre 4, 8 e 12 semanas, com […]Até às 12h desta segunda-feira, toda a comunidade acadêmica da UEL pode preencher gratuitamente as mais de 4.750 vagas para os cursos (on-line) de sete idiomas diferentes, ofertados pela Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF), na qual a Universidade faz parte desde 2023. A duração dos cursos varia entre 4, 8 e 12 semanas, com carga horária correspondente de 16, 32 ou 48 horas, respectivamente. As vagas estão distribuídas entre os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Japonês, Italiano e Alemão e língua portuguesa para imigrantes que compõem a comunidade da UEL.
O IsF funciona em concordância com os métodos de internacionalização das instituições de Ensino Superior credenciadas e oferece à comunidade acadêmica um meio de aprendizado gratuito. Os cursos compreendem diferentes níveis de proficiência dos interessados em aprender um dos seis idiomas que o programa oferece.
Com 1.875 vagas disponíveis, o curso de inglês é o que possui a maior quantidade de vagas disponíveis, seguido dos cursos de Espanhol (1.150 vagas) , Francês (750), Japonês (425), Italiano (375) e Alemão (175). O candidato pode se inscrever em apenas uma vaga em um único idioma.
A inscrição nos cursos exige uma conta Google, por ser realizada através do preenchimento de um formulário relativo ao idioma que o interessado deseja aprender. Esse formulário pode ser encontrado no quadro de vagas, no qual também estão especificados os diferentes cursos oferecidos pelo programa, e suas respectivas cargas horárias. O edital também prevê a reserva de 20% das vagas para candidatos que se enquadram nas políticas de ações afirmativas.
No momento da inscrição, o candidato terá que anexar, em PDF, um documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino que integra a rede, além de outro documento que comprove o nível de conhecimento que o interessado possui no idioma (com exceção dos níveis A1).
UEL na IsF
A participação da UEL na rede acontece através do projeto de extensão “Rede Idiomas Sem Fronteiras (ISF): plurilinguismo internacionalização e integração social”, coordenado por Márcia Rorato, do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).
Além dos cursos de idiomas, o projeto acrescenta ao processo de inserção social dos estudantes internacionais os “Cafés Interculturais”. A confraternização é realizada mensalmente com órgãos internos da Universidade. A participação de órgãos como a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), a Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) são fundamentais segundo Rorato.”Esse ambiente é essencial para proporcionar uma adaptação mais tranquila e positiva durante o período acadêmico, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a construção de laços afetivos e sociais”.
Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital disponível neste endereço e o perfil oficial da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras da UEL no Instagram.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)