Caminhão tecnológico HackaTruck estaciona na UEL
Caminhão tecnológico HackaTruck estaciona na UEL
Ações são voltadas para a capacitação em novas tecnologias para estudantes do ensino superiorO HackaTruck MakerSpace chega dia 6 de setembro (sábado), na Universidade Estadual de Londrina. O Laboratório Móvel estará no Campus da instituição para o início das atividades que ocorrerão dentro do caminhão tecnológico, que funciona como uma sala de aula itinerante, com capacidade para 28 estudantes por período, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 até 22h.
O projeto na UEL é coordenado pelo professor Jacques Duílio Brancher, do Departamento de Computação (CCE). O docente enfatiza que é uma oportunidade única para quaisquer alunos da Universidade obterem um curso de altíssimo nível, moderno e voltado para o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação. E o mais importante é que o curso é 100% de graça.
Em julho foram abertas as inscrições para a primeira fase, que selecionou para a etapa presencial estudantes interessados no aprendizado sobre Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos.
O curso apresenta fundamentos em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), com ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem, estimuladas e propiciadas no ambiente maker, dinâmico, criativo e colaborativo de sala de aula.
Agora na fase presencial, o período de realização das atividades ocorrerá entre 8 de setembro a 10 de outubro e o caminhão tecnológico ficará no estacionamento do Centro de Ciências Exatas – CCE, em frente ao Banco do Brasil.

A infraestrutura do projeto já começou a ser instalada e conta com o apoio da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), Prefeitura do Campus (PCU), NGTelecom e Equipe de Segurança da Universidade.

O projeto
Na estrada desde 2015, o HackaTruck MakerSpace tem como objetivo oferecer capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.
O projeto HackaTruck faz parte dos projetos Residência em TIC 01 e 21: apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e tem como parceiros tecnológicos Cisco, Flex, IBM, em colaboração com a Apple. Também conta com importantes apoiadores como: Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Sethi 3D e Truckvan.
Segundo Luís Flávio da Silva, líder de programas de pesquisa da IBM, a escolha da UEL levou em conta requisitos que envolvem a “estrutura física da Instituição, a disponibilidade de alunos e o reconhecimento que a Instituição possui junto à sociedade”. Em sua avaliação, isso traz um ganho para a Universidade como um todo, sobretudo, para os alunos.
O HackaTruck já visitou mais de 90 Instituições de Ensino Superior por todo o Brasil, capacitou mais de 13 mil alunos gratuitamente na modalidade à distância e 3.686 participantes no laboratório móvel, presencialmente. E cerca de 700 protótipos tecnológicos já foram desenvolvidos a partir das iniciativas do programa.

*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social