Paulo Pimentel é o entrevistado no podcast Memórias & Experiências, nesta quinta
Paulo Pimentel é o entrevistado no podcast Memórias & Experiências, nesta quinta
Ex-governador contou os detalhes do cenário político-social do Paraná no final dos anos 60O ex-governador Paulo Pimentel, responsável pelo decreto de criação das primeiras três Universidades Estaduais (UEL, UEM e UEPG) é o entrevistado do terceiro episódio do podcast “Memórias & Experiências”, uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação, Rádio e TV UEL, com parceria da Folha de Londrina/Multi TV. A equipe foi a Curitiba para a entrevista com o ex-governador, que contou os detalhes do cenário político-social do Paraná no final dos anos 60. Acesse o terceiro episódio. O programa também pode ser assistido no youtube (Podcast da Folha de Londrina) e sintonizado pela UEL FM, em 107,9 MHZ aos sábados (7 horas), com reprise aos domingos (20 horas).
A Universidade Estadual de Londrina, junto com as irmãs (de Maringá e Ponta Grossa) foram autorizadas em novembro de 1969, pela Lei Estadual nº 6.034. A data mais conhecida é 28 de janeiro de 1970, quando foi publicado o Decreto Estadual nº 18.110, criando formalmente as três primeiras estaduais. A UEL foi a primeira a ser reconhecida pelo Ministério da Educação, em outubro de 1971.

Paulo Pimentel tem 97 anos e esbanja lucidez e disposição. Segundo contou nessa entrevista exclusiva, Londrina, Maringá e Ponta Grossa reivindicavam uma Universidade a partir da junção de faculdades isoladas que já funcionavam. Ele narra que foi o responsável pela lei que autorizou e dá a entender que não esperava tamanho desenvolvimento das Instituições. Hoje o sistema público estadual de Ensino Superior tem cerca de 8 mil professores, quase 63 mil alunos matriculados em cursos presenciais e centenas de projetos de ensino, pesquisa e extensão. E o que teve início em 1970 se consolidou em uma política sólida. O orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para 2025 foi de mais de R$ 3,5 bilhões.
