Livro “UEL 55 anos – Um mosaico de histórias” encerra festividades de aniversário da Universidade

Livro “UEL 55 anos – Um mosaico de histórias” encerra festividades de aniversário da Universidade

Lançamento reuniu os cerca de 80 autores convidados a escrever suas experiências com a UEL.

Com o lançamento do livro “UEL 55 anos – Um mosaico de histórias” a Universidade estadual de Londrina encerrou nesta quarta-feira (17) as festividades de aniversário que envolveu apresentações artísticas, entrega de obras e homenagens de reconhecimento a autoridades e personalidades. O lançamento reuniu os cerca de 80 autores convidados a escrever suas experiências com a UEL, no Cine Teatro Ouro Verde. A obra tem cerca de 500 páginas, organizada pelo jornalista Fábio Luporini, uma iniciativa da Editora Engenho das Letras.

O reitor em exercício Airton Petris destacou o trabalho dos editores que conseguiram concluir a obra em apenas quatro meses, reunindo a colaboração de dezenas de pessoas, desde ex-alunos, professores, servidores e personalidades reconhecidas que de alguma maneira tiveram experiências com a Universidade. “A UEL existe pelo interesse de pessoas lá atrás. A cidade se transformou a partir de 1970”, afirmou ele. O reitor em exercício destacou que a UEL guarda uma história rica e significativa e mais do que isso um futuro promissor compromissado com a ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação.

Reitor em exercício Airton Petris, Michele Bannwart (Engenho das Letras) e o organizador da obra Fábio Luporini

Organizador da obra, Fábio Luporini, agradeceu aos autores que se propuseram a colaborar com textos sobre suas vivências na Universidade e aos patrocinadores que viabilizaram a edição do livro com qualidade – Companhia Geral de Engenharia (CGE), Rondopar, KTS Viagens e Turismo, Politécnica Concreto e Fundações e Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL).

Segundo ele, a lista original de convidados a escreverem as memórias incluiu 150 pessoas. Deste total 78 retornaram com os materiais. A expectativa agora é de outro exemplar a ser editado futuramente. Segundo a diretora do Engenho das Letras, Michele Bannwart, a obra representa uma pluralidade de vozes que se unem em torno do personagem central que é a Universidade. “Conseguimos entregar um livro produzido com afeto, a nossa instituição, que nos toca tão profundamente, merece”, afirmou.

Ex-reitores da UEL participaram do lançamento do livro, na noite desta quarta-feira

Obra

O livro traz artigos do primeiro reitor, Ascêncio Garcia Lopes e da atual reitora, professora Marta Favaro. Outros reitores também estão entre os articulistas Jorge Bounassar Filho, João Carlos Thonsom, Lygia Pupatto, Pedro Gordan, Cesar Caggiano, Nádina Moreno, Berenice Quinzani Jordão, Eduardo di Mauro e Sergio Carvalho. Entre as autoridades convidadas a relatar suas experiências estão o prefeito Tiago Amaral, os deputados Tercílio Turini (estadual), Lenir de Assis e Luis Carlos Hauly (federais).

Ex-alunos conhecidos também estão entre os autores como os jornalistas Ariel Palacios, Adriano Garib e Dulcineia Novais, além da presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima.

A obra tem 500 páginas e reúne textos de 78 pessoas que contam sua relação com a Universidade

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.