Conselho homologa resultado do concurso público para professores
Conselho homologa resultado do concurso público para professores
No início de 2026 será publicado o edital de convocação, dando início ao processo de contratação para as 102 vagas ofertadasO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) homologou o resultado do concurso público para o cargo de professor de ensino superior da UEL, em reunião realizada na quinta-feira (18). O edital de homologação, contendo a lista com os mais de 300 classificados, será divulgado no site da Cops. No início de 2026, também será publicado o edital de convocação, dando início ao processo de contratação para preenchimento das 102 vagas ofertadas.
Foram homologados os aprovados em 79 subáreas, das 82 ofertadas no certame. Em duas subáreas não houve candidatos classificados e uma outra ainda se mantêm em análise pela Comissão Especial do Concurso Docente e pela Procuradoria Jurídica (PJU), que instruirá o processo que deve ser analisado a partir de fevereiro.
Os membros do Cepe agradeceram a atuação da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) e da Comissão Especial, com representantes dos nove Centros de Estudos da UEL, que atuaram de forma conjunta para viabilizar todo o processo em poucos meses, desde a elaboração do edital até os recursos administrativos avaliados.
O reitor em exercício, Airton José Petris, destacou que a homologação ainda em 2025 representa a eficiência de todo o processo. “Demonstra o comprometimento institucional de todas as equipes envolvidas. É um processo complexo, conduzido com rigor técnico e responsabilidade, que nos permite iniciar 2026 com uma perspectiva positiva para o fortalecimento do corpo docente da UEL.”
Com a publicação do edital de convocação em janeiro, a previsão da Prorh é de que os novos contratados iniciem as atividades entre maio e junho do próximo ano.
Certame
O concurso público para docentes da UEL foi realizado no período de 13 de outubro a 7 de novembro de 2025, em todos os Centros de Estudos. Foram registrados 2.144 inscritos para as mais de 100 vagas. Conforme o Edital PRORH nº 096/2025, foram destinadas 86 vagas à ampla concorrência, outras 10 foram reservadas para pretos e pardos e seis ofertadas para pessoas com deficiência.
Na primeira etapa, o concurso teve a avaliação de prova escrita – de caráter eliminatório e classificatório – para todas as áreas/subáreas. A etapa seguinte foi a leitura pública, seguida pelas fases de prova prática (quando foi o caso), prova didática com arguição, defesa de memorial ou projeto ou portfólio (quando foi o caso) e prova de títulos.
O prazo de validade do concurso para a carreira docente é de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
