Primeiras doadoras marcam a abertura da Unidade de Coleta Central do Hemocentro de Londrina
Primeiras doadoras marcam a abertura da Unidade de Coleta Central do Hemocentro de Londrina
Localização facilita o acesso dos usuários. Iniciativa amplia oportunidades de doação de sangue do Hemocentro do HU UEL.A Unidade de Coleta Central (UCC) do Hemocentro Regional de Londrina abriu as portas nesta segunda-feira (2), às 8h, e logo nos primeiros minutos de funcionamento já começou a receber seus primeiros doadores. A UCC fica localizada no centro de Londrina (Rua Pref. Hugo Cabral, 677).
A primeira doação do dia foi realizada por Kenia Flois, de 44 anos, estudante de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Moradora de Sertanópolis, ela veio até Londrina especialmente para fazer a doação. Já doadora do Hemocentro, ela destacou que a localização da nova unidade irá facilitar o seu deslocamento e deve contribuir para que mais pessoas consigam manter o hábito de doar sangue. “Eu doo há bastante tempo. Vi que os estoques do meu tipo sanguíneo, o O-, estavam baixo e a que a unidade estaria aberta e vim doar”, disse. “Aqui ficou chamativo. As pessoas vêm para o centro, sabem que tem um Hemocentro perto e podem se interessar em doar”, completou.

Na sequência, foi a vez de Cristina Ávila, servidora da UEL, que também aproveitou a abertura da nova unidade para fazer sua doação. Assim como Kenia, ela também já é doadora, e ressaltou que a localização central torna o acesso mais prático para ela e pode incentivar a participação de novos doadores. ‘Eu já doava no Hemocentro da Zona Leste mas lá ficava um pouco longe para mim. No centro vou conseguir vir com mais facilidade”, revelou.

Inaugurada na última quinta-feira (29), a nova Unidade de Coleta Central conta com quatro cadeiras de coleta e funciona no mesmo horário do Hemocentro Regional: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. A iniciativa amplia as oportunidades de doação de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário da UEL, que atende 25 hospitais de Londrina e região, fortalecendo a rede de cuidado em saúde no estado.
De acordo com Fausto Trigo, coordenador do Hemocentro Regional de Londrina, a Unidade é mais um serviço para que facilitar a doação de sangue. “Esperamos aumentar o número de doações que hoje está na casa de 1,6 mil bolsas ao mês no Hemocentro do HU para algo em torno de 2,5 mil doações no mesmo período de 30 dias”, diz. Com esse incremento, a expectativa é aumentar a provisão de sangue em todos os hospitais da 17ª Regional de Saúde e de outras regionais no Paraná.

Com capacidade estimada para produzir cerca de 120 bolsas de sangue por dia, a unidade dispõe de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem, assistente social, bioquímico e auxiliar administrativo, além de equipes de apoio nas áreas de segurança, transporte e limpeza.
