Primeira Feira da Cidadania de 2026 acontece nesta quinta-feira (05) no campus

Primeira Feira da Cidadania de 2026 acontece nesta quinta-feira (05) no campus

Feirinha possibilita a interação entre a Universidade e a sociedade, gerando renda e oportunidades

Maycon Rocha*

Agência UEL


A primeira edição da Feirinha da Cidadania de 2026 será realizada nesta quinta-feira (05), das 9h às 13 horas em frente ao estacionamento dos servidores, próximo à Reitoria do campus. A realização é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) e nesta edição estão confirmados 12 expositores que vão comercializar produtos orgânicos e agroecológicos, artesanatos, artigos de decoração, produtos de panificação entre outros. 

O calendário das feiras segue um intervalo de cerca de 15 dias entre uma e outra (sempre às terças e quintas-feiras), podendo sofrer alterações em caso de mau tempo. A edição de 19 de fevereiro não ocorrerá por conta do recesso do feriado de Carnaval. O cronograma retoma em 3 de março, a partir das 9h, em frente ao Restaurante Universitário (RU), na semana que marca a recepção dos estudantes ingressantes na UEL.

Segundo Samanta Vieira, integrante da equipe de organização do evento na Proex, “o foco da Feira é a geração de trabalho e renda para os expositores, além da comercialização de produtos de qualidade com foco em iniciativas sustentáveis”. Atualmente participam da Feira grupos parceiros do Centro Público da Economia Solidária, projetos de extensão e desde o ano passado, servidores aposentados da Universidade.

Ivanete Galvão uma das integrantes do Coletivo (Foto de arquivo).

A expositora Ivanete Galvão, do Coletivo Sacolas Camponesas da Associação das Mulheres Camponesas do Assentamento Eli Vive (AMCEV), relata que participar da Feira é importante pois proporciona uma troca de experiências e de conhecimento e estabelece um contato direto entre o consumidor e produto. “O trabalho em parceria com a Feira vem sendo realizado há mais ou menos sete ou oito anos e todas às decisões são tomadas em coletivo pelas mulheres envolvidas. A renda gerada garante a independência financeira delas e isso é muito gratificante”, diz.

Interessados em saber como participar ou com dúvidas quanto aos produtos comercializados podem obter mais informações pelo telefone (43) 3371-5681, na Divisão de Relacionamento com a Sociedade da Pró-reitoria de Extensão.  

*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.