UEL define Vestibular 2021 para 30 de maio e segue recomendações sanitárias

Cops também divulgou novo cronograma do Processo. Cartão de Inscrição do candidato sai dia 24 de maio, com locais de provas para os mais de 27 mil inscritos.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou nesta quinta-feira (11) a nova data do Vestibular 2021 que será realizado dia 30 de maio, em fase única, das 14 às 19 horas e obedecendo todo o protocolo sanitário para garantir a segurança dos mais de 27 mil inscritos e da equipe responsável pela aplicação e fiscalização dos exames. Os conselheiros também referendaram a suspensão do concurso, que estava agendado para 14 de março.

A prova foi suspensa no último dia 26 de fevereiro em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19, que provocou a superlotação dos hospitais em todo o país e considerando o Decreto Estadual nº 6983, que determinou medidas restritivas obrigatórias para o enfrentamento da emergência de saúde pública em todo o Paraná.

(Divulgação/COPS)

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) também divulgou o novo cronograma do Vestibular. O Cartão de Inscrição sai dia 24 de maio, a 1ª convocação será em 5 de julho, a partir das 12 horas. A listagem será divulgada no site da Cops. A pré-matrícula dos aprovados será realizada de 5 a 8 de julho, no Portal do Estudante. A postagem da documentação pessoal e acadêmica deverá ser feita entre os dias 5 e 9 de julho, diretamente à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da UEL, conforme descrito no Manual do Candidato.

Decisão – O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que a nova data dos vestibulares das Universidades Estaduais paranaenses foi debatida entre os reitores no final do mês passado, quando as instituições decidiram pelo adiamento dos concursos. O objetivo foi tentar evitar choque de datas, possibilitando que estudantes do estado possam tentar vaga em mais de uma instituição.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, a Cops juntamente com o CEPE, decidiu por um Vestibular em formato excepcional para este momento de pandemia, em fase única e com taxa de inscrição diferenciada. Como consequência a UEL registrou mais de 27 mil inscritos, consagrando-se como o concurso que mais cresceu entre as Universidades Estaduais.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, afirmou que a nova data foi proposta pela equipe da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), que pertence à Cops, considerando também uma distância entre feriados no país. Segundo ela, em datas que acumulam dias de folga existe uma tendência de mais viagens familiares, encontros, festas e eventos que aglomeram pessoas. A expectativa é de ocorra uma movimentação menor nos hospitais brasileiros no final de maio, a partir de maior controle e menor infestação pela Covid-19.

Logística – A UEL havia divulgado em fevereiro o planejamento que prevê a  logística e os cuidados que deverão ser tomados para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus durante a prova. Em números, para aplicação da prova deverão ser utilizadas 1.430 salas de aulas distribuídas em 74 escolas, Universidades e Faculdades de Londrina, mais que o dobro dos anos anteriores. Os cerca de 27,5 mil inscritos deverão obedecer o protocolo recomendado pelas autoridades de saúde como aferição de temperatura, uso de máscara e álcool 70, além do distanciamento social.

A UEL deverá utilizar quase 3 mil pessoas, número maior que o utilizado nos anos anteriores, por causa do aumento de salas. As providências incluem ainda e protocolos para higienização de chão, banheiros, maçanetas etc. Os candidatos deverão ter a temperatura aferida, em todos os locais de provas. Todos os estudantes receberão informações no Cartão do Candidato sobre a obrigatoriedade do uso e da troca de máscaras durante a prova. Outra providência será uma sala especial, em cada local de prova, para recebimento de pessoas que apresentarem qualquer sintoma de saúde, com distanciamento ampliado.

Confira o novo Cronograma do Vestibular 2021:

30 de maio – 14 horas: Provas em fase única

5 de julho – 12 horas: 1ª Convocação.

5 a 8 de julho – Pré-matrícula dos convocados em 1ª chamada.

5 a 9 de julho – postagem da documentação de matrícula à Prograd/UEL.

(FOTO: Arquivo/COMUEL).