UEL e Universidades divulgam adiamento do Vestibular dos Povos Indígenas do PR

UEL e Universidades divulgam adiamento do Vestibular dos Povos Indígenas do PR

Provas serão aplicadas dias 18 e 19 de julho, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou o adiamento das provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná para os dias 18 e 19 de julho de 2021. Além da UENP, que neste ano é responsável pela organização do processo seletivo, o vestibular envolve também as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O professor Mateus Luiz Biancon, membro da Comissão Universidade para os Índios (Cuia) da UENP pontuou que a decisão pelo adiamento das provas foi tomada pelo agravamento da pandemia no Paraná. “O adiamento das provas se deu por conta do cenário pandêmico e o cuidado com os estudantes indígenas, pois os menores de 18 anos não foram vacinados, assim como os professores pesquisadores que participam do processo avaliativo do vestibular”, afirmou.

De acordo com informações da Coordenadoria de Processos Seletivos (CPS) da UENP, o comprovante de ensalamento dos candidatos será disponibilizado até o dia 6 de junho. O resultado final do Vestibular está previsto para 1º de setembro. Outras informações sobre o XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná podem ser obtidas na Cuia, pelo número de telefone (43) 3511-3200 ou pelo e-mail cuia@uenp.edu.br.

Vagas – As instituições estaduais oferecem, em cada uma delas, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Nos cursos de graduação da UFPR, são ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

Provas – As provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná serão realizadas, resguardadas todas as medidas de biossegurança para os envolvidos, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba. No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, redação e prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

(Com texto e informações da SETI).

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também