Vestibular 2021 traz mudanças excepcionais nas provas de Conhecimentos e Redação

São 50 questões de múltipla escolha. Prova tem cinco horas de duração.

José de Arimathéia

Agência UEL

Por causa do cenário de pandemia, que faz uma série de exigências para prevenção da disseminação da Covid-19, o Vestibular 2021 da UEL, excepcionalmente, apresenta algumas adequações. Uma delas é a realização das provas num só dia – domingo, dia 30 de maio, a partir das 14 horas, em 75 locais de provas em Londrina, com todos os protocolos sanitários rigidamente obedecidos.

As adequações, aprovadas pelo Conselho de Administração da UEL, atingem também as provas a serem aplicadas. Desta vez, a Prova de Conhecimentos terá 50 questões de múltipla escolha, assim divididas: 36 questões abrangendo as diversas áreas do Ensino Médio, ou seja, Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Também haverá 10 questões de Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa, e quatro (4) questões de língua estrangeira, que podem ser inglês, espanhol ou francês. Os candidatos escolheram a língua no ato de inscrição do vestibular.

Vestibular 2021: Prova de Conhecimento tem 50 questões de múltipla escolha.

Redação: texto dissertativo-argumentativo.

Para a professora Juliana Tonelli (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), diretora pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), setor responsável pelo Vestibular, é importante ressaltar aos candidatos que, neste Vestibular, a Redação tem um peso bem maior que nas edições anteriores, porque será critério de desempate.

Além disso, como o número de questões foi reduzido, apenas um acerto a mais ou a menos na Prova de Conhecimentos pode fazer grande diferença. E como o candidato receberá o caderno com todas as provas, pode optar por fazer na ordem que preferir. A professora enfatiza a importância de o candidato ler atentamente o Manual do Candidato.

Uma adequação da prova de Redação deste vestibular se refere aos textos motivadores e o número de redações a serem produzidas. Antes, a prova apresentava textos como charges ou notícias de jornal, a partir dos quais o candidato deveria produzir de duas a quatro redações. Este ano, dado o contexto de pandemia, que aumentou a tensão e a sensação de instabilidade entre os candidatos, a prova exigirá apenas uma redação, cujo gênero textual já foi divulgado no Manual do Candidato, ainda em setembro do ano passado: um texto dissertativo-argumentativo. Esta divulgação antecipada é outra excepcionalidade gerada pelo cenário de pandemia.

O Manual também detalhou critérios de avaliação, e alguns se mantêm inalterados. Por exemplo, a redação não pode fugir do tema ou apenas tangenciá-lo; deve ser escrita em norma culta, com coesão e coerência, entre outros pontos. A professora Juliana lembra ainda que só irão para a correção as redações dos candidatos que obtiverem pontuação acima da nota de corte da Prova de Conhecimentos Gerais, ou seja, acertarem no mínimo 26% da pontuação total. Além disso, o candidato não pode ter zerado na nota de nenhuma parte da prova. Por exemplo, se o candidato acertou todas as 36 questões das áreas de conhecimento, mas errou as quatro de língua estrangeira, não terá a redação corrigida. A lista de candidatos que terão a redação corrigida será divulgada no dia 15 de junho.

As redações passam por dois corretores que não se comunicam entre si nem tomam conhecimento das correções um do outro. As notas vão de zero a 5 e, se a nota de um corretor em relação ao outro for igual ou superior a 1.0 ponto, a prova irá para um terceiro corretor.

Confira o Calendário do Vestibular de chamada e pré-matrículas.

Confira datas importantes do Vestibular 2021 da UEL:

30 de maio – 14 horas: Provas de Conhecimentos (parte objetiva e Redação).

30 de maio – 21 horas: Publicação do gabarito provisório da Prova de Conhecimentos (parte objetiva), no site da COPS.

10 de junho – 17 horas – Publicação do gabarito definitivo de respostas objetivas da prova de conhecimentos, no site da COPS.

05 de julho – 12 horas: Publicação dos classificados na 1 ª Convocação, no site COPS.

Confira o Calendário do Vestibular , com demais datas de chamadas e matrículas.