Vestibular 2022 terá prova temática, interpretativa e em dia único

Vestibular 2022 terá prova temática, interpretativa e em dia único

Cartão de Inscrição do Candidato sai dia 24 de fevereiro. O documento indica o curso pretendido, local da prova, horários de início e língua estrangeira escolhida.

Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a UEL aplicará a prova do Vestibular em fase única, obedecendo os protocolos sanitários para garantir a segurança dos candidatos e da equipe responsável pela aplicação. A prova será em 6 de março, mantendo características como interdisciplinariedade. O vestibular 2022 registrou 22.635 inscritos. A Universidade oferece 2.509 vagas, 616 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125 vagas, em 52 cursos de graduação. A primeira convocação dos aprovados será divulgada em 19 de abril, ao meio-dia. As aulas terão início em agosto do próximo ano.

A prova será dividida em duas partes. Ao todo são 50 questões, 36 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento do Ensino Médio (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). E 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte será composta pela redação (produção textual em prosa).

Prova avalia aprendizagem crítica e reflexiva do candidato.

A professora Juliana Tonelli, diretora pedagógica da Comissão Permanente de Seleção (Copese), da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), ressalta que os candidatos devem ler o Manual do Candidato, disponível no site da COPS, e que traz todas as informações necessárias sobre o Vestibular 2022 como calendário, quadro e sistema de vagas. Características da prova, classificação, convocações e listas de espera, matrícula, programas das disciplinas e mapa do Campus. Atenção especial deve ser dada aos prazos e datas, como a disponibilização do cartão de inscrição, poucos dias antes da prova (24 de fevereiro).

Ainda de acordo com a professora, a prova objetiva e em fase única mantém as características do Vestibular da UEL, que busca um aluno que tenha domínio do conteúdo do Ensino Médio, conhecimento de língua portuguesa e literaturas e capacidade de interpretação.

A seguir os principais trechos da entrevista com a diretora pedagógica da Copese:

Agência UEL – A prova será dividida em duas partes, trazendo ao todo 50 questões. Portanto, 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio e a segunda parte será composta pela redação. Qual o perfil de aluno que a Universidade busca com uma prova dessa?

Professora Juliana – O perfil que a UEL busca é o de um candidato familiarizado com conceitos essenciais das disciplinas que compõem o núcleo básico do ensino médio, que consiga relacioná-los e aplicá-los à vida cotidiana. Não se pode esquecer que temos também a prova de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa, além da prova de língua estrangeira da escolha do candidato. Todo este conjunto busca avaliar a aprendizagem crítica e reflexiva, a partir de noções essenciais do conhecimento das línguas.

Agência UEL – Como em anos anteriores a prova será temática?

Professora Juliana – Sim. A UEL prima pela avaliação temática que articula de maneira coesa os conteúdos disciplinares cobrados na prova. Com isto, buscamos mostrar que os conhecimentos não são fragmentados e que a interdisciplinaridade contribui para a formação integral dos alunos. Quando os conceitos são colocados de forma contextualizada com a realidade social do discente, a formação crítica é favorecida.

Agência UEL – Como o estudante deve se preparar para a prova?

Professora Juliana – Além de se dedicar aos estudos dos conteúdos elencados por disciplina no Manual do Candidato, é importante consultar a Revista Diálogos Pedagógicos, disponibilizada no site da COPS. Lá ofereceremos provas de vestibulares anteriores comentadas que, como o próprio nome sugere, pretende trazer para os candidatos as justificativas dos gabaritos de uma maneira didática, explicando questão a questão.

Agência UEL – Mais alguma recomendação ao vestibulando?

Professora Juliana – A leitura do Manual do Candidato – nele estão informações essenciais – e atenção aos prazos, horário e locais de prova. Uma maneira muito eficaz de estudar é explicar o conteúdo para outra pessoa; no mais, fundamental manter boas horas de sono, lembrando que é muito comum os vestibulandos passarem noites em claro, sobretudo na reta final. Entendemos que nem sempre esse esforço compensa. O sono é reparador e o cérebro precisa dele. No mais é revisar os conteúdos. A ansiedade é natural, mas é possível superá-la.

Serviço

Vestibular 2022 da UEL

Cartão de Inscrição do Candidato: 24 de fevereiro.

Aplicação das provas: 6 de março, a partir das 14 horas.

Divulgação do Gabarito Provisório: 06 de março, após as 21 horas.

Período de recurso (Prova de Conhecimentos): 06 a 08 de março.

Gabarito Definitivo (Prova de Conhecimentos): 23 de março, às 17 horas.

Resultado Final: 19 de abril, ao meio dia.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]