“Lagartas e mariposas”: definida a nova identidade visual do Vestibular 2023

Cartaz escolhido recebeu 1558 votos da comunidade universitária, em votação que ocorreu online na última semana.

Beatriz Botelho

Agência UEL

A identidade visual do Vestibular UEL 2023 está oficialmente definida. A escolha por consulta pública registrou 3203 votos válidos das comunidades interna e externa, entre as três propostas finalistas. Com 48,6% dos votos, a proposta vencedora faz alusão à transformação do estudante na Universidade pela representação da metamorfose de uma lagarta a mariposa. O material foi elaborado pelos estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico Amanda Longhi Souza, Anna Beatriz Barreto Hirsch e Lucas Mitio Tsuruda.

A identidade visual vai compor todos os materiais gráficos e digitais do Vestibular UEL 2023. Com predominância das cores laranja e verde, a proposta traz três cartazes que retratam cada etapa do processo: a lagarta, o casulo e a mariposa. “A UEL é o agente que vai exteriorizar o potencial do aluno. O cartaz muda e se transforma, assim como o estudante na Universidade”, relatam os integrantes da equipe vencedora.

Segundo Anna Beatriz Hirsch, o grupo ficou muito feliz com o resultado. “Apesar de ter sido um trabalho difícil de executar, nós demos nosso melhor e gostamos muito dos materiais que desenvolvemos”, afirma. Ela acredita que a proposta foi bem votada pela identificação do público com a ideia de transformação vivida na Universidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a definição da identidade foi por consulta aberta ao público. A votação teve início por meio de um formulário do Google na quinta-feira (26), às 9 horas, e foi encerrada na sexta (27), às 18 horas. A proposta vencedora, de número 3, recebeu 1558 votos; a segunda mais votada foi a proposta 1, com 934 votos; e a proposta 2 registou 711 votos.

Cartazes do Vestibular 2023 foram escolhidos pela comunidade universitária em votação online
Proposta vencedora registrou 1558 votos da comunidade interna e externa, em votação online (Divulgação)

Parceria

A escolha da identidade visual faz parte de uma parceria de mais de 15 anos entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e o Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca)

Satisfeita com a parceria de todos esses anos, a coordenadora da Cops, Sandra Regina Garcia, destaca a importância dessa ação para a Universidade. “Esse trabalho desencadeia todo processo de elaboração do Vestibular até o resultado final, que é o de selecionar de forma mais justa possível a entrada dos futuros estudantes nos 52 cursos de graduação da UEL”.

Para produção dos materiais, os estudantes tiveram a orientação e apoio de quatro professores: Rosane Fonseca de Freitas Martins, responsável pela disciplina de Design Promocional; Cibele Sitta, da disciplina de Planejamento Visual; Murilo Camargo, que ministra Produção e Análise da Imagem; e Paula Napo, de Design em Movimento.

Formação acadêmica e profissional

Seis propostas foram produzidas pelos estudantes do 3º ano de Design Gráfico para o Vestibular 2023. Apresentadas em dezembro passado, elas foram avaliadas por uma comissão envolvendo a coordenação da Cops e a Comissão Permanente de Seleção (Copese). Dessa etapa, saíram as três propostas finalistas, votadas pelo público em geral.

Segundo a professora Rosane Martins, essa atividade é fundamental para a formação acadêmica e profissional dos alunos. “É um trabalho de pesquisa muito profundo, com pesquisa de campo, de tendência, de signos. Todos os grupos se dedicaram muito, colocaram a síntese da profissão”, disse.

As novidades das propostas deste ano estão voltadas para as redes sociais, que fazem parte do dia a dia dos jovens e são um novo campo amplo de atuação para os designers. “Quando começamos, era só o cartaz e o folder impresso. Hoje o foco está nas redes, com produção de figurinhas animadas, posts e vídeos para Instagram e Whatsapp”, afirma Rosane.

A estudante Anna Beatriz reconhece que o resultado do processo, desde a produção até a aplicação em todo o material do vestibular, será de grande valor para sua carreira. “Ter nosso trabalho fazendo parte da história da UEL será muito recompensador, pois significa que somos capazes de coisas grandes como profissionais. Também acreditamos que ter um projeto feito para uma das maiores universidades do Brasil no nosso portfólio agrega muito mais valor a ele”.

Vestibular 2023

As provas do Vestibular UEL 2023 voltarão ao modelo tradicional, em duas etapas. A 1ª fase será realizada no dia 5 de março. Já a 2ª fase terá três dias, de 2 a 4 de abril, conforme definição do em março deste ano do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).