Vestibular 2023 da UEL registra 20.858 inscritos. Provas serão em março e abril

Universidade oferece 3.100 vagas, das quais 2.541 pelo exame e outras 559 por Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Pedro Livoratti

Agência UEL

Um total de 20.858 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2023 da UEL, que será realizado em duas etapas, nos dias 5 de março e de 2 a 4 de abril do próximo ano, em Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. O quantitativo foi fechado nesta sexta-feira (11), pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), e representa uma redução de apenas 8% em relação ao ano passado, quando 22.587 candidatos se inscreveram para o concurso. As inscrições do Vestibular 2023 foram prorrogadas e terminaram na última terça-feira (8). A UEL oferece 3.100 vagas, sendo 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Na avaliação da coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o total de inscritos representa um número bastante bom frente à redução de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares das maiores universidades brasileiras. Para a coordenadora, os dois anos da pandemia do Coronavírus, aliados à crise financeira do país, provocaram um distanciamento do estudante, que está optando por outras alternativas que não o Ensino Superior.

Ela salientou que o quantitativo superior a 20 mil candidatos pode ser creditado ao bom conceito da Universidade somado ao reforço na divulgação do concurso junto aos estudantes de Ensino Médio nas últimas semanas. Ela lembra que foi feito um “corpo a corpo” com estudantes, por meio de vários órgãos da UEL como Prograd, Prope, Sebec, Neab, COM e DCE.

Descentralização

Esse ano o Vestibular voltará a ser aplicado em outras cidades paranaenses. Um total de 17.250 candidatos deverão fazer as provas em Londrina. Outros 2.577 farão os exames em Curitiba; 561 em Cascavel; 319 em Umuarama e 171 em Guarapuava. Ainda de acordo com a professora Sandra, uma pequena alteração do quantitativo poderá ocorrer na medida em que se confirmem mais pagamentos de pré-inscritos pela rede bancária.

Provas

A 1ª fase, no dia 5 de março, terá 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

A prova de Habilidades Específicas do curso de Música será aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, exclusivamente em Londrina. O resultado da 1ª convocação será divulgado em 4 de maio, no site da Cops.