UEL aplica 1ª Fase do Vestibular 2023 neste domingo em Londrina e em quatro cidades

UEL aplica 1ª Fase do Vestibular 2023 neste domingo em Londrina e em quatro cidades

Nesta etapa, serão aplicadas provas de Conhecimentos Gerais a mais de 20 mil candidatos, que concorrem a 3.100 vagas.

Pedro Livoratti e Willian Fusaro

Agência UEL


Um total de 20.819 estudantes fazem, neste domingo (5), a prova da 1ª fase do Vestibular 2023 da UEL. O exame será aplicado em 37 escolas e Universidades de Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Nesta etapa, os candidatos serão desafiados com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Neste ano, a UEL oferta 3.100 vagas, 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

A prova será aplicada a partir das 14h, sendo que os candidatos terão até quatro horas para responder às questões. A responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, chama a atenção para o retorno do modelo do Vestibular em duas fases. Em formato de testes, a prova da 1ª fase também é temática e interpretativa, o que exigirá leitura atenta dos candidatos às questões antes de respondê-las e passar as respostas para o gabarito oficial.

Mais de 17 mil candidatos devem fazer o exame em Londrina. Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama também terão provas (Arquivo)

Ainda de acordo com Sandra, pela primeira vez a prova será aplicada após o resultado final do Sisu. A listagem foi divulgada na última terça (28) e as matrículas dos aprovados nesta chamada regular devem ser feitas entre 2 e 8 de março. De acordo com a professora Sandra, candidatos que aprovados no Sisu não precisam fazer as provas, uma vez que já estão classificados na própria UEL ou em outras instituições de Ensino Superior.

Descentralização

Neste ano, o Vestibular 2023 também voltará a ser aplicado em outras cidades paranaenses. Um total de 17.169 candidatos deverão fazer as provas em Londrina. Outros 2.590 farão os exames em Curitiba, na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp) e na Unisantacruz. Outros 562 estão inscritos para fazer a prova em Cascavel, no Centro Estadual de Educação Pedro Boaretto. Em Umuarama são 326 vestibulandos, que fazem a prova no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho. Em Guarapuava são 172 inscritos que farão a prova na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Em Londrina, os mais de 17 mil inscritos estarão distribuídos no Campus da UEL, universidades e escolas públicas e particulares. Como ocorre todos os anos, 363 apenados deverão fazer as provas em sete presídios – PEL I, II e III; Casa de Custódia, Cadeia Feminina, Creslon e no Patronato. Ao todo 2,2 mil pessoas estarão trabalhando na aplicação da 1ª fase.

A recomendação é para que os candidatos leiam atentamente o Cartão de Informação e cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência, portando documento pessoal original com foto. A UEL publica o resultado da 1ª fase, no próximo dia 20 de março, a partir das 17h, no site da Cops.

Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

Reunião entre representantes da CMTU, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual. Equipes vão auxiliar na disciplina do trânsito no dia do exame vestibular (Foto: André Ridão)

Trânsito

Reunião realizada na última terça pela manhã, na Cops, definiu a segurança e o trabalho preventivo que será feito nas vias próximas aos locais de prova neste domingo, em Londrina, onde estará a grande maioria dos candidatos. Além do policiamento e acompanhamento nos 31 locais de provas (escolas e Universidades), agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU), policiais militares e a Polícia Rodoviária Estadual do Paraná vão trabalhar de forma ostensiva nas vias de acesso ao Campus.

A partir das 12h o acesso ao Campus será exclusivamente pela Avenida Castelo Branco, nas duas pistas. O retorno poderá ser feito pela Avenida Faria Lima. Agentes da CMTU e policiais militares estarão orientando o tráfego com o intuito de facilitar a chegada dos candidatos. No domingo, os principais acessos ao Campus serão pelas entradas da Avenida Castelo Branco e nas proximidades do Ambulatório do Hospital Universitário (AHU). O portão do Jardim Colúmbia, próximo à Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), também estará aberto.

Nas vias internas do Campus, caberá aos agentes de segurança da UEL fazer a orientação do trânsito. Os servidores estarão posicionados em todas as entradas e acessos. O trabalho será reforçado com o acompanhamento de rondas volantes com motocicletas. O objetivo é orientar o tráfego interno antes do início da prova, evitando congestionamento e facilitando o acesso de veículos nas vias do Campus. 

Para quem vai utilizar o transporte público, as linhas 305 e 904, que atendem o Campus, serão reforçadas. O mesmo ocorrerá com as linhas 112 e 113, com destino à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); 213 e 904, que passam pela Unopar Catuaí; 202, que vai para a Unopar do Jardim Piza; e 203, 206, 210, 217 e 601, que atendem o Colégio Máxi. A linha 102, que leva à Unicesumar; a 200, que passa próximo ao Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL); as linhas 209 e 213, que ligam ao Colégio Estadual Vicente Rijo e Colégio de Aplicação da UEL; a 208 e 301, que contemplam, respectivamente, o Colégio Universitário e o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), também serão reforçadas. A linha 907, que parte do Terminal Acapulco e vai até o Terminal do Shopping Catuaí, também será reforçada.

Para os que farão o vestibular na Pontifícia Universidade Católica (PUC), a opção é utilizar a linha 309. A 420 atenderá aos candidatos que terão prova no Instituto Federal do Paraná, no bairro Carnascialli, enquanto a 406 e 407 transportarão os estudantes que forem ao Colégio Professora Olympia Morais Tormenta, no conjunto João Paz. 

Plantão de atendimento na Cops

Candidatos que fizerem a prova em Londrina e que perderam ou tiveram seus documentos necessários para a realização da prova perdidos, roubados ou furtados podem entrar em contato com a Cops, no dia do exame, para a adoção de procedimentos especiais de identificação durante a prova. É necessário comparecer à Cops entre 8h30 e 12h, no domingo, munido de documento oficial, emitido por autoridades policiais há pelo menos 90 dias antes da realização da prova e que ateste a perda/roubo/furto dos documentos.

Já candidatos que realizam a prova fora de Londrina devem procurar atendimento no local da prova, entre 13h20 e 14h. Estas e outras informações essenciais aos candidatos constam no Manual do Candidato, disponibilizado no site da Cops.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CMTU)

Leia também