Candidatos comentam primeira fase do Vestibular. Prova movimentou o Campus no domingo (5)

Famílias inteiras vieram prestigiar os filhos durante a prova, que reuniu, em cindo cidades, 13 mil candidatos do Paraná e de vários estados.

Familiares e amigos de uma parte dos vestibulandos que prestou o Vestibular 2023 no Campus da UEL, no último domingo (5), esperaram a tarde toda em diversos centros de estudo durante a realização da prova. Os gramados e as áreas verdes foram os espaços preferidos para escapar do sol e do calor londrinenses, que se aproximou dos 30ºC.

No vídeo a seguir, da TV UEL, veja como foi a movimentação de estudantes e acompanhantes no Campus Universitário, o principal local de prova que recebeu vestibulandos de diferentes regiões do Paraná e do Brasil. Estudantes e familiares revelaram suas expectativas para a prova após um ano intenso de preparação e estudos:

“Família Buscapé”: de Paraguaçu Paulista para Londrina

Uma das famílias “flagradas” no Campus pela Rádio UEL FM é a da professora Lígia Nogueira da Silva, 42 anos, trabalhadora na rede municipal de Paraguaçu Paulista (156 km de Londrina), interior de São Paulo. Os Nogueira da Silva vieram somente – o que não é pouco – para trazer Ana Laura a Londrina. A jovem, de 18 anos, disputa uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido do exame, com 189,53 candidatos/vaga.

Lígia passou parte da manhã e a tarde toda no campus da UEL. Veio com o marido e outros dois filhos e ainda teve a presença de uma prima, que mora em Rolândia. “Estamos correndo atrás desse sonho da minha filha. Ela se identificou muito com o vestibular da UEL, onde foi treineira ano passado”, explicou a professora.

Lígia (em pé, à direita) e família aguardam a vestibulanda Ana Laura, que disputou uma vaga no curso de Medicina. A “Família Buscapé” de Paraguaçu não mediu esforços para apoiar a estudante (Foto: Patrícia Zanin/Rádio UEL)

Edredon, travesseiros, brinquedos e até uma mesinha com duas cadeiras, além de uma térmica fizeram parte da “mudança” de Paraguaçu para Londrina. Para o almoço, a família pediu marmitex e comeu no Campus mesmo. O lanche da tarde incluiu misto quente, muita água e refrigerantes. “E também muito salgadinho, chocolate e pirulitos pras crianças ficarem quietinhas”, explicou Lígia.

Ela trouxe ainda a tarefa de escola de Lavínia, 7 anos, e Lucas, 5 anos, seus filhos mais novos. A professora contou que ano passado foi o marido quem acompanhou Ana Laura como treineira no concurso da UEL, mas, dessa vez, a filha pediu o apoio da família toda. “O cursinho trouxe isso: trabalhar o fortalecimento do psicológico. E fui aprendendo com outras mães. Somos a ‘família Buscapé’. Vamos até o final. A gente traz tudo e vem equipado em busca desse sonho mesmo”, contou.

A “Família Buscapé” de Paraguaçu veio de mala e cuia perseverar pela aprovação de Ana Laura, assim como, no seriado dos anos 1960 transmitido pela CBS, os Clampett, chefiados pelo pai de família (e recém-milionário) Jet Clampett, saem da zona rural do Arkansas para a requintada Beverly Hills. Em comum com a família estadunidense, além da busca por um sonho, os Nogueira da Silva também permanecem unidos estrada afora.

Família Buscapé. Série de 1962 eternizou a família Clampett, que saiu de um rincão no Arkansas, após uma descoberta milionária de um campo de petróleo em sua propriedade, para a chique e requintada Beverly Hills. Em comum com os Nogueira da Silva, caíram na estrada por um sonho (Foto: Click Americana)

O Vestibular 2023 da UEL retorna ao modelo tradicional em duas fases. A primeira fase foi aplicado em cinco municípios do Paraná: Londrina, Curitiba, Guarapuava, Umuarama e Cascavel. A segunda fase será nos dias 2, 3 e 4 de abril. Ao todo, cerca de 13 mil candidatos fizeram o exame, contando com índice de abstenção de 36% (ao todo, mais de 20 mil se inscreveram). O concurso teve como temática o conhecimento científico.