Bateria da Medicina alegra domingo de vestibulandos no Colégio Vicente Rijo

Estudantes que compõem a bateria fizeram a festa enquanto os vestibulandos aguardavam a abertura dos portões do colégio estadual.

A bateria Laranja Mecânica, do curso de Medicina da UEL, alegrou o domingo (5) de muitos candidatos que aguardavam a abertura dos portões para o Vestibular 2023 da UEL no Colégio Estadual Vicente Rijo, no Centro de Londrina. Organizada pela Atlética de Medicina da UEL, a Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregori, a bateria, que existe desde 2001, prepara a próxima apresentação para a festa “Rep dos Aprovados”, feita especialmente para os ingressantes do curso mais concorrido da UEL.

O grupo reúne cerca de 50 estudantes. Metade deles tocou para os vestibulandos que fizeram as provas no “Vicentão”, o segundo maior colégio estadual do Paraná. A proposta foi tornar o ambiente mais descontraído para os candidatos, que aguardavam, na fila, a abertura dos portões para a prova.

Bateria da Medicina reunida em frente ao Colégio Vicente Rijo. Grupo animou a tarde dos vestibulandos (antes de a prova começar) (Foto: Bateria Laranja Mecânica)

A estudante do terceiro ano de Medicina da UEL, Izadora Sandrini Proença, 22 anos, comenta a emoção de passar de vestibulanda a futura médica. Ela já assistiu a apresentações da bateria quando foi prestar o concurso e comentou que os anos de cursinho foram os mais difíceis de sua vida.

A ingressante Rafaela Mariano dos Santos aguardava para se apresentar pela primeira vez. Ela comentou sobre o frio na barriga e o medo da estreia, mas também sobre a felicidade que foi tocar para os vestibulandos. “Vou ficar sorrindo o dia inteiro.”

Outra nova integrante da bateria que se apresentou no Vicente Rijo. Ester Nigro dos Santos, 23 anos, acordou introspectiva. “A gente sabe como é difícil para os jovens passar pelo vestibular. Pensei que viria para o colégio não para fazer o concurso e, sim, para representar meu curso e minha universidade”. Ela diz que chorou ao tocar, rememorando os anos difíceis de cursinho.

Além do chocalho, tocado por Ester, a bateria Laranja Mecânica utiliza outros cinco instrumentos: surdo, caixa, repique, agogô e tamborim.

Ester, Izadora e Rafaela. Trio se apresentou, junto da Laranja Mecânica, na tarde do último domingo, antes da aplicação do Vestibular 2023 no Vicente Rijo (Foto: Patrícia Zanin)

A busca pela autorização

A Liga das Baterias Universitárias de Londrina (LBL) está buscando ampliar o diálogo com vários setores do município por conta das dificuldades de conseguir autorização para ensaiar em espaços públicos. A Laranja Mecânica, por exemplo, ensaiava na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. Mas, este ano, segundo seus integrantes, quando foi buscar nova autorização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o pedido foi negado. Os ensaios, semanais, duravam duas horas e geralmente encerravam às 19h para não atrapalhar a vizinhança.