Gabarito definitivo da primeira fase do Vestibular é divulgado nesta sexta (17)

Estudante pode acessar gabarito definitivo com respostas das 60 questões no site da Cops. Na segunda (20), será divulgado o resultado da primeira fase.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulga nesta sexta-feira (17) o gabarito definitivo da primeira fase do Vestibular 2023, realizada no último dia 5 em Londrina e em outras quatro cidades do Paraná (Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Umuarama). A divulgação faz parte de um calendário de ações da Cops, precedida da divulgação do resultado da 1ª fase do Vestibular, na próxima segunda (20), e do lançamento do boletim de desempenho do candidato, às 18h do mesmo dia. O gabarito oficial com as respostas das 60 questões de Conhecimentos Gerais está disponível no portal da Cops.

Na próxima semana, no dia 24 de março, será divulgado o Cartão de Inscrição do Candidato, que identificará o local onde os aprovados deverão fazer as provas na segunda fase. O exame será nos dias 2, 3 e 4 de abril, exclusivamente em Londrina. Segundo a responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, o ensalamento dos aprovados será definido nos próximos dias, considerando as salas dos Centros de Estudos da UEL, no Campus; escolas e universidades públicas e particulares de Londrina.

No dia 2 de abril serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; no dia 3, os candidatos farão a  prova discursiva de Conhecimentos Específicos, na qual cada curso indica três disciplinas. A relação pode ser consultada no Manual do Candidato, no portal da Cops. Para o dia 4 de abril, está prevista a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

De acordo com a professora Sandra, avaliações realizadas pela Coordenadoria apontaram que os candidatos aprovam o modelo de prova discursiva. “Os estudantes atestam que conseguem um desempenho melhor exatamente porque é a área escolhida”, define ela.

Abstenção

Um total de 7.628 candidatos, o que corresponde a aproximadamente 36% do total de 20.819 estudantes inscritos, deixaram de comparecer na primeira fase. O índice, considerado alto, era esperado pela equipe da Cops em virtude do resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), divulgado no último dia 28 de fevereiro, e pela data de realização das provas, em março e abril deste ano. Neste processo, estão sendo ofertadas na UEL 3.100 vagas, 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Os aprovados deverão iniciar as aulas no dia 17 de julho.