Primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular registra abstenção de 12,60% 

Primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular registra abstenção de 12,60% 

Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa e Literatura (20 questões), Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação.

Pedro Livoratti

Agência UEL


Um total de 853 estudantes, o que corresponde a 12,60% dos 6.772 candidatos, deixaram de comparecer neste domingo (2), primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2023 da UEL, índice considerado dentro dos parâmetros dos concursos realizados em duas fases. Neste primeiro dia, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa (20 questões), Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação. A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulga às 21 horas, o gabarito provisório das questões deste primeiro dia. 

Abstenção foi considerada dentro dos parâmetros históricos, em concursos com duas fases

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, fez um balanço positivo do primeiro dia, que registrou poucos atrasos de candidatos. Sobre a abstenção superior a 12%, a coordenadora afirmou que o índice reflete o fato da UEL ser a última Universidade a realizar o Vestibular, inclusive posteriormente ao resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU). 

Redação

Este ano a Universidade exigiu duas propostas de redações dos candidatos. Um texto dissertativo-argumentativo entre 16 e 20 linhas, sobre inteligência artificial, a partir de um conteúdo divulgado no portal Seja Relevante, da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais. O material era acompanhado de uma charge que demonstrava um trabalhador e um robô, ambos desempregados pelo desenvolvimento tecnológico. 

A segunda redação desafiou candidatos a produzirem um texto entre cinco a oito linhas a partir de uma tirinha onde se vê estudantes em uma sala de aula rindo de um colega careca. Na sequência, o professor aparece com o cabelo e barba raspadas, semelhante ao estudante, à frente de uma sala surpresa. Segundo a coordenadora da Cops, essa redação solicitava uma análise opinativa sobre temas como bullying e empatia. 

Segundo a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, este ano foram exigidas duas propostas de redação

Nesta segunda-feira (3), os candidatos farão a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, com 12 questões. Na terça (4) ,será aplicada a Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

Nesta 2ª fase estão sendo utilizadas 231 salas, nos oito Centros de Estudos, no Campus da UEL – CCA, CCB, CCE, CLCH, CTU, Ceca, Cesa e Cefe. As provas ainda serão aplicadas na PEL I, II e III; Casa de Custódia, Creslon, Cadeia Feminina e no Patronato Penitenciário para 111 candidatos apenados, aprovados na 1ª fase. 

Nesta 2ª fase estão sendo utilizadas 231 salas de aulas nos oito Centros de Estudos, no Campus Universitário

Este ano, são ofertadas 3.100 vagas, sendo 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A Universidade divulga o resultado do Vestibular (1ª convocação) no dia 4 de maio, às 12 horas. A pré-matrícula dos novos alunos será realizada de 4 a 14 de maio, no Portal do Estudante. Os aprovados deverão iniciar as aulas do ano letivo 2023 no dia 17 de julho.

Aulas suspensas

Em função da 2ª fase do Vestibular 2023, a UEL suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas nos Centros de Estudos. A determinação está amparada nos Atos Executivos 010/2023 e 017/2023, que estabelecem os horários das atividades durante o período de aplicação das provas. Da mesma forma o Restaurante Universitário (RU) não terá atendimento nesta segunda-feira (3).

Leia também